Destaque

CARNE FRACA – Frigoríficos reduzem abate no Estado; JBS suspende compra de animais em Pontes e Lacerda e Araputanga

Published

on

A suspensão da compra de animais para o abate por frigoríficos que atuam em Mato Grosso alerta cadeia produtiva do setor. Ação seria reflexo da operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal na sexta-feira (17).

Segundo Luiz Antônio Freitas Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), a redução do abate é consequência natural do momento de instabilidade do mercado. Com a redução de vendas para o consumidor interno e também da redução nas exportações, é natural que a empresas reduzam os estoques.

Mas ressalta que a situação é preocupante e a falta de informações técnicas que tornem claro ao consumidor e até os empresárias as situações anunciadas durante a operação mantém a instabilidade em todo setor. Consequentemente toda cadeia produtiva é prejudicada.

A preocupação com os reflexos da operação na economia do estado também foi externada pelo deputado Wancley Carvalho (PV). Reforçou que na terça (21), as unidades frigoríficas da JBS de Araputanga e Pontes e Lacerda suspenderam a compra de animais, como medida de precaução, devido a instabilidade do mercado.

Leia mais:   Jardim Universitário recebe Mutirão de Cidadania da Prefeitura neste final de semana

Apesar de nenhuma unidade do estado ter sido alvo da investigação, o parlamentar prevê consequências econômicas a Mato Grosso, que detém o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças de gado.

“Aqui na Assembleia represento os município da região oeste, que juntos possuem 20% do rebanho estadual; o agronegócio é responsável por 76% da economia de Mato Grosso. Essa operação dá um duro golpe num dos principais setores que movem a engrenagem econômica de MT. Somente em minha região, duas grandes unidades já suspenderam compra de animais”, alertou o parlamentar.

Ainda segundo o deputado, apesar da investigação e a operação serem necessárias para manter a credibilidade de carne brasileira, os efeitos podem colocar em risco a base de sustentação econômica do estado. No dia 20 a China, União Européia e Chile anunciaram restrições à carne brasileira. No dia 21, Egito e Japão engrossaram a lista de países que suspenderam importação de carne brasileira.

“A decisão da suspensão de compra por parte de alguns países já começa afetar diretamente a produção mato-grossense. Além disso podemos ter um impacto negativo no mercado interno”, finalizou o deputado, que é coordenador da Frente Oeste, frente parlamentar que defende e promove o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios do oeste mato-grossense.

Leia mais:   Câmara aprova mais de R$ 3 mi para vítimas da enchente em Cáceres

Mato Grosso conta hoje com 24 frigoríficos com Selo de Inspeção Federal (SIF) em atividades. (Com informações assessoria)

Silvana Ribas, repórter do GD

Comentários Facebook

Destaque

PM realiza formatura de 509 alunos do 32º Curso de Formação de Soldados nesta quinta-feira (18)

Published

on

Solenidade também forma cinco oficiais médicos e promove 295 policiais militares
Hallef Oliveira | PMMT

SECOM-MT

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (18.04), a formatura dos 509 alunos da 32ª Turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da instituição. A solenidade contará com a presença do governador Mauro Mendes e acontece a partir das 19h, no Parque de Exposições de Cuiabá.

A cerimônia marca a conclusão da formação dos alunos soldados, aprovados no concurso da Segurança Pública do Governo do Estado. No curso, iniciado em julho do ano passado, os alunos passaram por conhecimentos teóricos e práticas sobre a carreira militar. Com a formatura, os novos soldados irão reforçar o policiamento nas cidades do interior do Estado.

Na solenidade, ainda será realizada a formatura da turma do Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde (CAOS), com cinco alunos também aprovados pelo concurso. Os novos oficiais médicos finalizam a formação e serão graduados ao posto de segundo-tenente.

Promoção de militares

A cerimônia também marca a promoção de 295 policiais militares a novos postos dentro da corporação. Entre os oficiais, além dos novos oficiais médicos, também serão promovidos 30 policiais ao posto de capitão e oito militares para o posto de tenentes-coroneis.

Leia mais:   Trabalhador morre atingido por máquina de moer cana-de-açúcar em Lambari

Já entre os praças, 43 militares passam a função de subtenentes, enquanto 134 policiais assumem o posto de primeiro-sargento, 77 assumem como segundo-sargento e quatro como terceiro-sargento, além disso, dois militares são promovidos a cabo.

A solenidade realizada nesta quinta-feira (18) é alusiva ao dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, considerado o patrono das polícias militares em todo o país.

Serviço | Formatura do 32º Curso de Formação de Soldados e promoção de policiais militares

Data: 18/04 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – Av. Manoel José de Arruda (Beira Rio), bairro Porto, Cuiabá-MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Lançada a implantação do Escritório Social de Cáceres e do projeto de recuperação e utilização do espaço da antiga Escola Dom Galibert

Published

on

Aconteceu na tarde desta quarta feira, (17), no Plenário do Júri da Comarca do Forum de Cáceres o lançamento do projeto de recuperação e utilização do espaço da antiga Escola Dom Galibert.

Por Pedro Miguel/Ripa nos Malandros e Jornal Oeste

O evento contou com a presença de vários segmentos da sociedade organizada, bem como, do Desembargador e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/MT), Dr. Orlando Perri, da Juíza de Direito e Diretora do Forum, Dra. Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes, do Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal Dr. José Eduardo Mariano, do Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, o Vereador Luiz Paz Landim, entre outros. Além da banda do Exército Brasileiro que abrilhantou o evento.

Segundo o Dr. José Eduardo Mariano, a recuperação e utilização do espaço Dom Galibert, pelo período de 10 (dez) anos, renováveis por mais 10, a Vara de Execuções de Cáceres/MT, por meio do Conselho da Comunidade e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por meio da Diocese de Cáceres/MT, celebraram um acordo, visando à implantação no espaço, do Escritório Social da comarca de Cáceres/MT e do Conselho da Comunidade, que servirão como ponto de apoio aos (as) recuperandos (as) que estiveram em cumprimento de pena em livramento condicional, regime semiaberto, aberto e prisão domiciliar, bem como seus familiares.

Leia mais:   Jardim Universitário recebe Mutirão de Cidadania da Prefeitura neste final de semana

O mencionado espaço poderá, ainda, ser integrado à comunidade como espaço cultural, com realização de feiras, exposições, apresentações teatrais, etc., transformando o local em um espaço harmônico a todos que ali frequentarem.

A recuperação do espaço patrimonial será executada pelos reeducandos do regime fechado, por meio de diferentes oficinas de produção, usando técnicas adequadas, tais como, madeiramento, pedreiro, ajudante, eletricista, serralheiro, hidráulica, elétrica, pintura e paisagismo, todas serão sempre orientados por um profissional habilitado na execução da obra.

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana