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Campanha Vem Ser Mais Solidário atende programa Rede Cidadã

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Mais de 130 famílias receberam, na manhã desta quinta-feira (21.05), em Cuiabá, um kit de cesta básica com alimentos e material de limpeza. A ação faz parte da campanha “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus”.

A doação foi destinada para familiares de alunos que estão matriculados no Programa Rede Cidadã, que destina atividades de esporte, cultura e lazer a crianças e adolescentes da rede pública de ensino e em vulnerabilidade social. A entrega foi realizada na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, no bairro Planalto.

A ação só foi possível pela parceria das secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp) e de Assistência Social e Cidadania (Sestasc). Para o ano letivo de 2020, cerca de 400 meninas e meninos estão matriculados no Programa, que no momento, por conta da pandemia do Covid-19, estão com as aulas suspensas.

Uma das primeiras a receber a cesta básica e os demais produtos foi a família de Oaci Maria de Arruda Santos, que frisou que os mantimentos chegaram na hora certa. “É uma ajuda muito boa. Eu vendia água de coco, mas tive que parar por causa do isolamento. Meu neto é aluno do Rede Cidadã e eu fui beneficiada”.

Desempregado recentemente, o soldador Osvaldo Souza Delgado Filho destacou que a ajuda vai suprir as necessidades básicas para os próximos dias. “Na minha família somos em três pessoas e minha filha faz parte do Programa. Estou satisfeito com esta ação, pois fiquei desempregado porque a empresa que eu trabalhava fechou”.

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Além de Cuiabá e Várzea Grande, o Rede Cidadã está presente também nos municípios de Nova Olímpia, Rondonópolis e Cáceres. Anualmente, cerca de mil alunos passam pelas unidades.  Dentre as atividades ofertadas estão pintura em tela, jiu-jitsu, taekwondo, futsal, aulas de canto e violão.

“É uma importante parceria da Sesp com a Setasc, pois vamos conseguir atender as famílias que fazem parte deste Programa. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem desenvolvido um trabalho primoroso junto à comunidade”, ressaltou o secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destacou que as parcerias fortalecem e cumprem o objetivo da campanha, que é ajudar os mais necessitados neste momento de pandemia. “O Vem Ser Mais Solidário é liderado voluntariamente pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e visa beneficiar as famílias vulneráveis, especialmente as que estão sendo mais prejudicadas por essa crise que enfrentamos”.

As cestas básicas doadas contém arroz, feijão, macarrão, óleo, sal, açúcar, café, farinha de trigo, sardinha, extrato de tomate, além de materiais de limpeza e de higiene pessoal.

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Junto à cesta básica e os materiais de limpeza foram entregues também um kit com três máscaras para cada família. O produto, que é indispensável no momento de enfretamento à doença, foi confeccionado pelos servidores públicos que trabalham no Rede Cidadã. Os insumos também foram adquiridos pelos profissionais. Ao todo, foram doadas 450 unidades de máscara de tecido.

“Estou feliz com esta parceria, pois aqui são famílias que estão precisando muito. Quando entramos em contato para falar sobre a entrega dos kits muitos ficaram agradecidos com a ação”, destacou o coordenador do Rede Cidadã, tenente-coronel PM Franklin Epiphânio Gomes Almeida.

As atividades do Programa seguem o calendário da Secretária de Estado de Educação (Seduc) e somente quando retornar as aulas na rede pública de ensino é que o Rede Cidadã retornará com as programações.

Faça parte da campanha

Se você quer ajudar é possível doar alimentos ou itens de limpeza diretamente na Arena Pantanal. Quem preferir poderá doar recursos diretamente na conta bancária especial, aberta exclusivamente para isso: Banco do Brasil, agência 3834-2, conta corrente número 1.042.810-0 (CNPJ 03.507.415/0009-00). Todas as doações serão revertidas para compra de cestas básicas. As entidades interessadas precisam enviar solicitação para o e-mail [email protected].

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Mato Grosso

Governador entrega prêmio a servidores que criaram práticas de eficiência no serviço público

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O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entregou, nesta segunda-feira (15.04), a premiação aos vencedores da primeira edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. O prêmio, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

Dados levantados pela comissão organizadora, apontam que das dez práticas implantadas e vencedoras da Categoria de Redução de Custos/Melhoria da Receita, registraram uma redução de custos da administração pública em cerca de R$ 21 bilhões e aumento de receita em aproximadamente R$ 33 milhões, no período de 2021 a 2023.

Segundo o governador, a economia gerada por apenas um desses projetos representa dez vezes o valor investido na premiação e isso significa eficiência. “A eficiência é um princípio Constitucional e, lamentavelmente, ele foi esquecido em 1988, quando se fez a atual Constituição”, pontua Mendes. “Em 1998, lembraram disso, colocaram na Constituição, mas, sempre repito, em muitos cantos desse país, esquecemos de praticar esse importante princípio da eficiência pública” complementa o governador, que diante dos resultados da primeira edição, já anunciou que dentro de 15 dias, fará o lançamento da segunda edição do prêmio.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, ressaltou a grandiosidade do prêmio que, em sua primeira edição, recebeu a inscrição de mais de 450 práticas.  A ação envolveu a participação de 1.500 servidores de todo o estado.
 
“Este é o maior prêmio de reconhecimento e valorização das boas práticas desenvolvidas por servidores públicos do Brasil, tanto em número de servidores reconhecidos e premiados, quanto em volume financeiro. Nenhum outro estado do Brasil premiou, os seus servidores, com passagens aéreas e valor em dinheiro. O maior objetivo do prêmio é estimular as boas práticas com foco na eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão mato-grossense”, conclui Bezerra.

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O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, destaca que Mato Grosso vem numa trajetória bastante positiva e, talvez, inédita no Brasil, de produzir resultados. “Saímos de um Governo quase que em situação de falência para o estado que mais investe no nosso país”, relembra o secretário, mencionando que Mato Grosso é bicampeão em gestão fiscal e nota A na Secretaria de Tesouro Nacional. “O que queremos é mudar, a partir de Mato Grosso, o comportamento da administração pública do país”, finaliza. 

A coordenadora de Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Angélica Monteiro, conduziu a equipe organizadora central do prêmio e destacou a importância para os servidores públicos de Mato Grosso.

“A realização do prêmio é um marco histórico para os servidores públicos do Estado de Mato Grosso. Todos puderam apresentar as suas práticas, um pouco do trabalho que é desenvolvido nas suas áreas. Recebemos práticas de 28 órgãos estaduais, da capital e do interior, o que mostra que todos entenderam o propósito, que tiveram ousadia e coragem, espírito empreendedor e inovador, que aderiram ao chamamento e acreditaram na seriedade do concurso”, conclui Angélica.

Premiação

A premiação foi em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante. A premiação em dinheiro foi de R$ 40 mil, para o 10º colocado, até R$ 200 mil, para o 1º lugar. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.

Além disso, as práticas vencedoras serão aceleradas pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações, para serem replicadas em outros órgãos. O laboratório tem a missão de estimular o intraempreendedorismo e a inovação com foco nas pessoas e em um serviço público de qualidade, a partir da cocriação, experimentação, proatividade, tolerância ao erro, trabalho em rede e geração de valor público.

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O 1º lugar na categoria Transformação Digital foi para a prática “Agilizando Decisões: a adoção do IndicaSUS e painéis em tempo real para gestão decisiva de dados durante e pós pandemia em Mato Grosso, desenvolvido por servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Já na categoria Redução de Custos/Aumento da Receita, o prêmio de primeiro lugar ficou para a prática “Painel de custo da administração fazendária – ferramenta para otimização dos custos fazendários”, desenvolvida por servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). 

E a prática que ficou em 1º lugar na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, foi a “Plataforma digital para atendimento de ocorrência da comunidade surda – App Chama o Bombeiro”, desenvolvida por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O professor e coordenador do Centro de Inovação da Unemat, Robson Gomes de Melo, faz parte da equipe campeã na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor e ressalta a alegria de atingir positivamente o cotidiano do contribuinte. “Esse projeto é fruto de uma parceria que fizemos com o Corpo de Bombeiros, sem essa participação não conseguiria ser desenvolvida a solução”, menciona o professor, afirmando que espera participar das próximas edições. 

A solenidade de premiação contou com a presença de secretários de estado, comissões organizadoras e avaliadoras setoriais, banca avaliadora e os todos os finalistas.

Conheça a classificação das práticas vencedoras, aqui.

Fonte: Governo MT – MT

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Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

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A operação integrada Ouro Viciado, realizada neste domingo (14.04) por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária(PRF), Exército, Funai, Força Nacional, e equipes da unidades estaduais Gefron e Ciopaer, desmontou um garimpo ilegal na terra indígena Sararé, município de Pontes e Lacerda, a 448 quilômetros de Cuiabá.

Nessa ação, 22 pás-carregadeiras, 39 motores estacionários, duas britadeiras, duas bombas d’água e um gerador de energia foram destruídos. Esses equipamentos, de acordo com a apuração da Polícia Federal, operavam ilegalmente e causavam danos ao meio ambientes em área de reserva onde a exploração mineral não é permitida.  
 
Além de equipes do Grupo Especial de Fronteira(Gefron) de Mato Grosso, o Governo do Estado empregou uma aeronave do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) e uma da PRF, além de embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Os policiais permaneceram por três dias fazendo barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e incursões em áreas de mata e outros pontos atingidos pelo exploração e presença de garimpeiros na região.

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As investigações são de competência da Polícia Federal.

Fonte: Governo MT – MT

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