conecte-se conosco


Cáceres e Região

Câmara e Cartório discutem ações para incentivar regularização eleitorais, mais de 15 mil foram cancelados

Publicado

Na manhã da última quarta-feira (05) foi protocolado na Câmara Municipal de Cáceres um convite do magistrado eleitoral (doutor Ricardo Sobrinho) para o Presidente (Rubens Macedo) comparecer às 10h de ontem, quinta-feira (06) no Cartório Eleitoral, objetivando discutir ações para continuar a mobilização da população em realizar o recadastramento eleitoral através da biometria.

Isso se deu devido aos mais de quinze mil eleitores que precisam regularizar os respectivos títulos eleitorais, atualmente cancelados por não atenderem dentro do prazo (03/12/2018 a 26/04/2019) à convocação para cadastramento. Dessa vez, o comparecimento ao Cartório Eleitoral será feito exclusivamente de maneira ordinária e não extraordinariamente (por mutirões).

Nesta oportunidade, o juiz Ricardo Sobrinho entregou ao vereador Rubens Macedo uma lista, na qual consta o total de eleitores nas 45 seções eleitorais de Cáceres e quantos eleitores estão com a biometria e quantos sem, além da porcentagem em cada local de votação (sessão eleitoral).

Ao todo, foram 15.308 títulos cancelados na cidade. O colégio eleitoral com mais títulos cancelados é a UNEMAT, com 1424.

Leia mais:   Projeto de lei fixa regras na manutenção de equipamentos do SUS

A nova presidência do Tribunal Regional do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) tem a meta de zerar o número de eleitores ainda sem cadastramento biométrico até as eleições de 2020. Importante ressaltar que todos os cidadãos, sem exceção de idade, devem passar por essa biometria eleitoral e que as consequências pela inércia são negativas, como a proibição de inscrição em concurso público e de obter passaporte, suspensão de benefícios do INSS, dentre outras.

Para regularizar o título em situação de cancelamento, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral na rua Marechal Deodoro, 720, Centro, munido dos mesmos documentos exigidos para fazer a biometria: documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou carteira profissional) e comprovante de residência (contas de luz, água ou telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral)

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Com informações de Silvio Queiroz/Gabinete da Presidência

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Estado unifica cadeias de Rio Branco e Mirassol D’Oeste para atender Ação Civil Pública

Publicado

Transferência dos 34 presos da Cadeia Pública de Rio Branco para Mirassol D’ Oeste foi realizada no feriado do dia 20 de novembro

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) fechou a Cadeia Pública de Rio Branco (336 km a Oeste de Cuiabá) e transferiu, durante o feriado do dia 20 de novembro, os 34 presos da unidade para a Cadeia Pública de Mirassol D’Oeste, que fica a 73 km da cidade.

O diretor da Cadeia de Rio Branco ficará atendendo aos familiares dos detentos por tempo indeterminado para passar informações sobre o encerramento das atividades no local, que tinha capacidade para 12 pessoas.

O fechamento da unidade atende a um acordo feito com o Ministério Público Estadual (MPE-MT) que havia proposto ações para ampliação da Cadeia Pública de Mirassol D’Oeste e a unificação das duas unidades, além da lotação dos agentes penitenciários na unidade.

Além da transferência dos 34 presos, também serão remanejados os 16 agentes penitenciários e a viatura que atendia a Cadeia de Rio Branco.

Leia mais:   Estado unifica cadeias de Rio Branco e Mirassol D’Oeste para atender Ação Civil Pública

A Ação Civil Pública do Ministério Público foi proposta em 2010 e em janeiro de 2017 foi feito bloqueio judicial de R$ 400 mil nas contas do Estado em favor do Conselho da Comunidade de Mirassol D’Oeste para a execução da obra de construção de um novo pavilhão, com capacidade para 60 presos.

Os servidores lotados da Cadeia Pública de Rio Branco terão prazo de 30 dias para se apresentarem na unidade de Mirassol D’Oeste. Enquanto isso, agentes penitenciários do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE) vão reforçar a segurança da unidade.

Débora Siqueira | Sesp-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeitura finaliza últimos detalhes para o maior evento de Natal do Estado

Publicado

A Prefeitura de Cáceres através da Secretaria de Turismo e Cultura finaliza os últimos detalhes das peças de decoração para o lançamento das ‘Luzes de Natal’ e do cenário da ‘Encenação Teatral Jesus Cristo, o presente de Deus’, o lançamento no dia 06, de dezembro ás 20:00 horas, na Praça de Eventos da SICMATUR, com entrada gratuita.

O secretário de Turismo e Cultura, Junior Trindade, explicou que todo esse trabalho começou no mês de Janeiro, com reuniões entre os empresários locais, produção do projeto de desiger, projeto de custo, parceiros entre outras ações. “Graças a Deus esse ano com mais experiência e já conhecendo todos os tramites burocráticos, começamos no início do ano os preparativos para oferecer um grande espetáculo e atrair turista de todas as regiões. Agradeço a todas as parcerias em especial ao cenógrafo, Marcio Nei Miranda, a Câmara Municipal, o Centro de Ressocialização, Conselho da Comunidade, a Vara de Execução Penal e a cada reeducando que trabalhou duro transformando lixo em arte. A maioria das peças foram confeccionadas com matérias recicláveis, garrafas pets, isopor que iriam para o lixo poluir nossa natureza, agradeço ao Governo do Estado, a Assembléia Legislativa e a todos que estão contribuindo para transformar a nossa querida Cáceres, na cidade mais bela e iluminada de Mato Grosso neste Natal”, finalizou Junior.

Leia mais:   Projeto de lei fixa regras na manutenção de equipamentos do SUS

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, disse que o teatro será o maior espetáculo a céu aberto do Estado, com a peça ‘Encenação Teatral Jesus Cristo o presente de Deus’, que contara com mais de 100 participantes, do Grupo de Oração Santa Terezinha, Paróquia São Luiz de Cáceres e a decoração a iluminação da Catedral, das Praças e de algumas Ruas vão estar ainda mais bonita do que no ano de 2018. “Venham prestigiar o lançamento, repasse o convite aos parentes e amigos de outros municípios, vamos fazer com que todos venham prestigiar a nossa cidade e assim vamos fomentar o nosso comércio, a nossa cultura, que é um orgulho para todos nós”, finalizou Francis

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana