conecte-se conosco


Cáceres e Região

Cáceres sedia primeira reunião de 2020 do Comitê de Bacia do rio Cabaçal

Publicado

As discussões vão acontecer no Sindicato Rural do município, às 08 horas, com palestra do professor Evandro Félix

Abrindo o calendário de reuniões de 2020, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal (CBH) organiza na próxima quarta-feira (20.02) seu primeiro encontro do ano, às 8 horas, no Sindicato Rural de Cáceres. Entre os assuntos apresentados estão o plano de trabalho anual e aprovação de um regimento interno. A reunião é aberta à população.

O professor e membro do Comitê, Evandro Félix, vai ministrar uma palestra sobre “Hidrogeologia da Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal”. Criando um espaço de debates sobre a utilização das águas da bacia, os membros presentes devem estabelecer metas de trabalho para continuarem o projeto de utilização sustentável dos recursos hídricos da região.

Segundo Evandro, participar ativamente do Comitê possibilita um diálogo direto sobre as questões ambientais que afetam a vida de cada um, principalmente com relação a água.

“Abrir o calendário de reuniões do Comitê nos permite adequar a pauta ambiental voltada à proteção dos recursos hídricos. Participar é também fazer um compromisso de buscar desenvolver ações concretas”, disse o professor.

Leia mais:   Dono de bar é morto a tiros dentro do próprio estabelecimento em Cáceres

Se tratando de uma região com pontos de vulnerabilidade e com intensos processos erosivos, o trabalho do Comitê cria condições para conter o avanço de algumas dessas problemáticas ambientais.

“Os CBHs nos permitem estabelecer ações prioritárias voltadas a proteção dos recursos hídricos, portanto as reuniões são a oportunidade de fazer parte desse processo e contribuir com o desenvolvimento de ações estratégicas. Considerando que a bacia do rio Cabaçal dispõe de um sistema complexo e altamente vulnerável aos processos erosivos, contribuir com a formulação de ações para conter esses processos torna tudo ainda mais significativo”, afirmou Evandro.

Outras três reuniões irão acontecer no decorrer do ano. Além de Cáceres, os municípios de Curvelândia, Lambari D’Oeste e Salto do Céu devem sediar as reuniões do CBH Cabaçal.

Conheça o CBH do Rio Cabaçal

Criado em 2017, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal atua como uma importante ferramenta de ação participativa na busca pela conservação da bacia do rio Cabaçal. Com membros de entidades e representantes da sociedade civil, o Comitê tem como um de seus desafios a gestão sustentável dos recursos hídricos dispostos nos mais de 6 mil km² que compõe a bacia. Além do CBH Rio Cabaçal, existem em Mato Grosso outros nove Comitês comprometidos com a conservação das bacias do estado.

Leia mais:   Demanda de ovos de Pascoa deve ficar 30% abaixo se comparado com 2019

Serviço

Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal (CBH)

Local: Sindicato Rural de Cáceres

Data: 20/02

Horário: 8h

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Coronavírus: Prefeitura de Cáceres cria canal para denunciar quem descumprir decreto e realizar aglomerações

Publicado

A população pode denunciar, de forma anônima, estabelecimentos que permanecerem gerando aglomerações, descumprindo os decretos da Prefeitura de Cáceres, e populares que estejam descumprindo as normas.

A população pode denunciar, de forma anônima, estabelecimentos que permanecerem gerando aglomerações, descumprindo os decretos da Prefeitura de Cáceres, e populares que estejam descumprindo as normas.

A orientação é para que as denúncias sejam feitas via o WhatsApp 98426-1540.

O objetivo é conter o aumento do contágio do coronavírus em Cáceres, a prefeitura determinou medidas mais rígidas nos últimos decretos.

Nesta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou os dois primeiros casos de Covid-19. Um casal de idosos de 82 anos e de 79 anos, os dois recentemente estiveram no estado de São Paulo, chegaram em Cáceres apresentando os sintomas do COVID-19.

Bares, restaurantes e lanchonetes não devem abrir as portas para atender o público no local, mas estão liberados a funcionar no esquema de delivery – para entregar o pedido do cliente na porta do estabelecimento (sem consumo local) ou em casa.

Leia mais:   Coronavírus: Prefeitura de Cáceres cria canal para denunciar quem descumprir decreto e realizar aglomerações

A suspensão não se aplica a supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais e demais serviços de saúde – até mesmo aqueles que funcionam em shoppings, galerias e centros de comércio -, desde que sejam adotadas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Por: Joner Campos

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Campanha de Solidariedade: Instituições e organizações de Cáceres alertam população sobre cuidados e prevenção à Covid -19

Publicado

CUIDE-SE E CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA

Pessoas, organizações sociais e sindicais, organizações não governamentais, instituições públicas de ensino e pastorais de igrejas, do munícipio de Cáceres e região, organizaram esta campanha de solidariedade para a quarentena por causa da pandemia do coronavírus, que é um perigo real à sua saúde e vida e de todos ao seu redor. Lembre-se que ele não respeita idade, sexo, cor da pele, classe social, credo religioso, ideologia política. O vírus é uma ameaça maior a vida dos idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade e defesas naturais.

Em todo mundo milhares de pessoas já foram infectadas em poucos meses e várias dezenas de milhares morreram por causa deste vírus que é transmitido de uma pessoa a outra pelo ar, pelo contato com objetos e pessoas onde ele já se alojou. O portador do vírus, em muitos casos, não sabe que se infectou, por isso, ele pode acabar levando o contágio a outras pessoas.

Entre os sintomas da contaminação estão fortes dores de cabeça, tosse intensa, febre e por fim dificuldades respiratórias porque ele se aloja nos pulmões e se não for bem tratado mata a pessoa.

Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa, juntamente com organizações da sociedade civil, recomendam as seguintes iniciativas apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

1º Distanciamento Social, evite aglomerações humanas e permaneça em casa o maior tempo possível com atenção aos seguintes cuidados:

a) Boa higiene corporal todos os dias com lavagem das mãos com sabonete ou sabão várias vezes ao dia; evite levar as mãos na boca, nariz e olhos; quando tossir coloque o braço na frente da boca e nariz para que o espirro não infecte o ar e as suas mãos.

Leia mais:   Governo de Mato Grosso lança campanha para incentivar uso de máscaras

b) Tome água com bastante frequência ao longo do dia na proporção de 30 ml por quilo de seu peso. Exemplo: criança de 10 quilos deve tomar, no mínimo, 300 ml; pessoa com 50 quilos deve tomar, no mínimo, 1.500 ml, ou seja, um litro e meio por dia;

c) Alimente-se o melhor possível com frutas e legumes que contenham vitaminas para aumentar a imunidade do seu corpo;

d) Mantenha os ambientes bem ventilados em sua casa e relações otimistas com as pessoas, animais e plantas, brincando com os filhos e evitando os contatos desnecessários com as pessoas idosas que são as mais vulneráveis;

2º Caso necessite sair de casa para compras, pagamentos, busca de remédios, realizar algum trabalho urgente ou outras necessidades, observe outros cuidados:

a) Use máscara, roupa em manga comprida e calçados fechados;

b) Evite contatos físicos como abraços, beijos, apertos de mão e o manuseio de objetos usados por outros;

c) Mantenha sempre a distância mínima de 2 metros com as pessoas no mesmo ambiente e;

d) Ao voltar para casa evite contato com os seus antes de tomar banho com bastante sabão e lavar imediatamente a roupa e os calçados que usou.

Leia mais:   Suspensão das aulas alcança educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior

3º Em caso de manifestação dos sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e dificuldade para respirar, busque orientação médica e evite contatos com outras pessoas.

Não entrar em pânico e realizar de todo o possível para proteger-se e proteger as demais pessoas, são atitudes importantes para derrotarmos o coronavírus.

Junto com estas orientações, o IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo, em parceria com várias outras organizações da sociedade civil, produzirá e distribuirá materiais de informação e higienização, especialmente álcool em gel, para populações de baixa renda da zona rural e urbana do município de Cáceres-MT.

INSTITUTIÇÕES E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ENVOLVIDAS:

– Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo

– Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol)

– Núcleo Unemat/Unitrabalho

– Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-Sessão Cáceres)

– Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat)

– Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep/Cáceres)

– Diocese São Luiz de Cáceres

– Instituto Salesiano Santa Maria (ISM); Colégio Imaculada Conceição (CIC)

– Colégio Imaculada Conceição (CIC)

– Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

– Instituto Gaia – Programa Humedales Sin Fronteras

– Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT)

– Projeto Gonçalinho

– Adri Química

– Polícia Militar – Força Tática

– Secretaria Municipal de Assistência Social

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana