Brasil e EUA realizam curso para policiais na fronteira com a Bolívia

38
Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14.09) 21 profissionais da segurança pública, entre policiais civis, militares e federais de estados que fazem fronteira com outros países, participam da 2ª turma do Curso de Operações de Patrulha Rural Fronteiriça (sigla RBPO em inglês). A iniciativa, realizada em uma área rural a 20 km de Cáceres (215 km a Oeste de Cuiabá), é do Ministério da Segurança Pública (MSP) do Brasil e Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no país, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).
O RBPO visa permitir que os participantes detectem, identifiquem, classifiquem, respondam e resolvam intrusões de fronteira em ambientes rurais, focado em táticas de pequenas unidades, manuseio de armas de fogo, rastreamento, navegação terrestre, atendimento médico de emergência, conceitos de segurança nas fronteiras e planejamento operacional. O treinamento será aberto à imprensa mediante credenciamento.
O diretor de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Segurança Pública (MSP), Rinaldo de Souza, e o conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Jason Smith realizarão uma visita técnica em Cáceres para acompanhar em campo as atividades, nos dois dias.
O curso tem 200 horas de duração e é dividido em nove módulos, ministrados por instrutores americanos com experiência em ações de combate ao terrorismo e narcotráfico nas regiões de fronteira com México e Canadá. Com atuação em 26 países, os profissionais americanos contribuem também com todo material para os alunos, que vai desde fardamentos, coletes, a simulacros de arma de fogo, algemas e outros equipamentos operacionais.
Serviço:
O que – Curso de Operações de Patrulha Rural Fronteiriça (sigla RBPO em inglês)
Quem – Ministério da Segurança Pública (MSP) do Brasil e Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no país
Quando – 13 de setembro, a partir das 13h, e 14 de setembro, a partir das 8h
Onde – Fazenda, cerca de 20 km de Cáceres-MT. Ponto de encontro no CanilFron, dia 13.09, às 13h.
Credenciamento – Os veículos de comunicação interessados em acompanhar o credenciamento devem enviar e-mail para priscilla.melo@mj.gov.br. Recomenda-se o uso de veículo “alto”, por conta do trecho em estrada de chão.
Porta-vozes – Diretor de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Senasp/MSP, Rinaldo de Souza; conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Jason Smith; coordenador do Gefron, tenente-coronel José Nildo.
Contato no local – Priscilla Melo (Assessoria de Comunicação da Senasp) – (79) 99137-7069
Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here