conecte-se conosco


Destaque

Aumento de suicídios na região leva criação de núcleo do CVV em Cáceres

Publicado

O aumento considerável de suicídios na região, nos últimos cinco anos, está levando representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a criar um núcleo do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Cáceres. A partir do final desta semana, de 17 a 26 de maio, representantes do CVV de Brasília estarão ministrando um curso gratuito para capacitação de voluntários para serem credenciados a rede. A ideia, de acordo com o promotor Rinaldo de Almeida Segundo, será capacitar, pelo menos, 100 pessoas voluntárias.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. No curso, os voluntários serão capacitados, exatamente, para trabalhar com o emocional das pessoas, geralmente, com doenças depressivas, que acabam levando ao suicídio, para prevenir e evitar o dano.

O maior número de suicídios, de acordo com o Ministério da Saúde, ocorre entre jovens em idade de 15 a 19 anos. As causas, conforme a professora Poliany Rodrigues, representante da Unemat, são diversas, mas, principalmente, questões financeiras e trabalhistas. O CVV, afirma ela, dispõe de estatísticas que revelam o número de pessoas que se matam, em cada Estado e região do país. Porém, de acordo com Poliana não são divulgados, principalmente, para evitar o incentivo de novos casos.

Leia mais:   Pontes e Lacerda: PF realiza operação contra garimpo ilegal em terra indígena

A professora explica que de cada 1 suicídio, cerca de 10 pessoas, da família ou próxima são impactadas. As formas enfatiza, também são variadas. Entretanto, assim como o número, a maneira das mortes, não é revelada para evitar o incentivo à prática.

A implantação do núcleo do CVV no município está definida. A unidade será denominada Associação Núcleo de Apoio à Vida de Cáceres. De acordo com o representante do Ministério Público, já foram cumpridas as etapas iniciais e agora resta apenas a capacitação dos voluntários. O núcleo será instalado no prédio do antigo Hospital O Bom Samaritano. O promotor ressalta que, após essa capacitação, os voluntários serão credenciados a rede e aptos para o atendimento. Assim que concluído o curso, o CVV nacional irá disponibilizar as linhas telefônicas para os atendimentos.

Histórico

Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil. Através dos postos espalhados por todo o país, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todos.

Leia mais:   Setor de saneamento e abastecimento de água é um dos mais produtivos da administração

Em 1977, começou a expandir-se para outras cidades do país, estando hoje em quase todas as capitais e diversas cidades do interior do Brasil. São aproximadamente 70 postos e cerca de 2.000 voluntários que se revezam para o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Esse atendimento é prestado por telefone 188, grátis para todo o Brasil, e-mail, pessoalmente nos postos e via chat, sendo a primeira entidade do gênero no mundo a prestar atendimento via chat. A história do CVV está registrada no livro “Como Vai Você – CVV, 50 anos ouvindo pessoas”, da Editora Aliança.

No dia 10 de março de 2017, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com o CVV, permitindo que as ligações se tornassem gratuitas. Estados como o Rio Grande do Sul já permitiam ligações gratuitas desde 2015. Bahia, Maranhão, Pará e Paraná foram os últimos estados a terem gratuidade. A instituição é mantida com as contribuições dos próprios voluntários e por doações de pessoas e segmentos da sociedade. Tem personalidade jurídica e não está vinculada com qualquer religião, governo ou partido político. No Brasil, o CVV é reconhecido como serviço de utilidade pública pelo Ministério da Saúde, pertencendo às organizações do terceiro setor.

Editoria – Sinézio Alcântara

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Setor de saneamento e abastecimento de água é um dos mais produtivos da administração

Publicado

O setor de saneamento básico, principalmente, o abastecimento de água em Cáceres, tem sido um dos mais produtivos da atual administração. Uma gama de ações que beneficia, diretamente, a população foi implantada e colocada em operação pela Autarquia Águas do Pantanal.

Com investimentos na ordem de R$ 432.434,44, através de recursos próprios, uma nova adutora possibilitou maior condução de água coletada do Rio Paraguai até a Estação de Tratamento (ETA), tornando assim o serviço mais eficiente.

Construída em 2018, a antiga adutora de 150 milímetros que já não atendia a demanda, foi substituída por outra de 300 milímetros, portando o dobro, de capacidade de adução.

A exemplo da nova adutora, o novo sistema de captação de água bruta, que foi construído com recursos próprios no valor de R$ 1.1 milhão, refletiu diretamente no aumento do volume de água disponibilizada para tratamento e distribuição. A vazão que antes era de 270 litros por segundo passou para 320.

A extensão da rede de abastecimento de água também foi ampliada consideravelmente nos oito anos da atual gestão. Passou de 220.929 metros em 2013, para 282.420 em 2019. Ou seja: a Autarquia Águas do Pantanal realizou 56.279 metros na área urbana e ainda 6.900 metros na zona rural (Assentamentos).

Leia mais:   AGU e deputado federal farão reunião com associações militares de MT contra ação da PGE

“Conseguimos levar água tratada para todos os bairros. Os problemas frequentes de distribuição nos bairros Jardim Padre Paulo, Vista Alegre, Vila Real, Vitória Régia, Jardim das Oliveiras, entre outros, que antes constituíam como maior desafio para a administração, hoje não existem mais” afirma o diretor da autarquia Paulo Donizete da Costa, assinalando que, apesar da melhoria o sistema continuará sendo inovado para garantir o abastecimento de água com qualidade e eficiência para toda a população.

Todo trabalho, no entanto, só foi possível devido a visão e empreendimento da administração, através do prefeito Francis Maris Cruz, que desde o início de sua primeira gestão, colocou o setor de Saneamento Básico como prioridade, para solucionar de vez o grave problema tanto da falta, como da qualidade da água distribuída nos bairros da cidade.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Júnior Trindade deve assumir Águas do Pantanal em substituição a Paulo Donizete

Publicado

O secretário Júnior César Trindade deve assumir a direção da Águas do Pantanal. Um dos mais influentes da administração municipal, Trindade é a opção mais provável do prefeito Francis Maris Cruz, para dirigir a autarquia em substituição ao engenheiro químico Paulo Donizete da Costa que irá sair para disputar as eleições à prefeitura do município.

O nome vem sendo cogitado há vários dias. Contudo, não está, oficialmente, decidido porque antes, o atual mega-secretário, que já acumula três secretárias: Turismo e Cultura; Meio Ambiente e Saneamento; e Agricultura e Desenvolvimento, terá que ser sabatinado pela Câmara. E, há informações de resistência por parte de alguns vereadores da base aliada no legislativo.

Além de secretário, Júnior é considerado “homem de confiança” do prefeito. Ao longo dos seis anos na administração ele já passou por várias pastas. Entre elas, a Secretaria de Fazenda, de Obras e de Planejamento. Contudo, melhor se identificou na Secretaria de Turismo e Cultura, responsável pela realização do Festival Internacional de Pesca.

Leia mais:   Setor de saneamento e abastecimento de água é um dos mais produtivos da administração

A sabatina na Câmara deverá ser realizada na sessão de segunda-feira. Caso seja aprovado, com está previsto, Júnior Trindade assume a autarquia na próxima quinta-feira. É, que o prazo para que Paulo Donizete se descompatibilize para oficializar sua pré-candidatura a prefeito encerra na quarta-feira.

Editoria – Sinézio Alcântara

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana