conecte-se conosco


Cáceres e Região

Audiência pública da Comissão de Saúde debate depressão e prevenção ao suicídio com plenário lotado

Publicado

A campanha do Setembro Amarelo chegou à Câmara Municipal de Cáceres nesta quinta-feira (26), na forma de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde.
A Comissão é constituída pelos vereadores Valdeníria Dutra (presidente), Jerônimo Gonçalves (relator) e Wagner Barone (membro), e estiveram presentes também os vereadores Claudio Henrique Donatoni, Elza Basto e o Presidente Rubens Macedo.
Além dos vereadores, contamos com a presença da Vice-Prefeita Eliene Liberato, do Deputado Federal Dr. Leonardo – que é psicólogo e psiquiatra -, de assistentes sociais, psicólogos e outros representantes civis engajados em causas sociais, além da grande participação popular.
Os presentes discutiram os fatores que levam à depressão, seus sintomas, sua condição como transtorno psicológico e sua influência no ato de cometer suicídio.
Profissionais da área da psicologia destrincharam as especificidades da doença e meios de superá-la, e assistentes sociais relataram os trabalhos feitos em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Representantes de instituições religiosas, por sua vez, demonstraram o amparo espiritual oferecido por estas aos necessitados.
O deputado Dr. Leonardo também trouxe dados exemplificando o alcance da doença em diferentes faixas etárias, entre homens e mulheres, e de acordo com as regiões do Brasil.
O Plenário esteve decorado com temática referente ao Setembro Amarelo, campanha que busca conscientizar a população sobre os perigos da depressão, desmistificar falsas concepções sobre ela, e dar apoio a pessoas com tendências suicidas.
O vereador Claudio Henrique falou sobre um Projeto de Lei de sua autoria, que deverá ir para votação em breve e dispõe sobre a implantação de assistentes sociais e profissionais da psicologia na rede municipal de ensino.
O parlamentar mencionou um projeto de teor similar que está tramitando na Câmara dos Deputados e logo deve ir para sanção do Presidente da República; após instaurada a lei federal, o projeto em âmbito municipal deverá ser aprovado sem maiores problemas, oferecendo auxílio psicossocial a estudantes do ensino público de Cáceres.
Confira mais fotos no álbum em nossa página oficial no Facebook.
 
Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Cáceres e Região

Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Publicado

Testemunhas contaram que um suspeito atirou diversas vezes na vítima, que tentou fugir, mas foi novamente baleada em sequência

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com tiros na cabeça na noite deste domingo, nas proximidades da Praça da Lagoa dos Interlados, no município de Mirassol D’Oeste.

Testemunhas contaram, segundo o boletim de ocorrência, que um suspeito teria se aproximado e efetuado alguns disparos contra o jovem. A vítima ainda tentou fugir e correu por alguns metros na tentativa de escapar do criminoso.

No entanto, o atirador se aproximou novamente do rapaz e desferiu mais dois tiros na cabeça do menor.

Uma ambulância foi chamada para socorrer a vítima. No entanto, ao chegar no local informado, a equipe médica constatou o óbito do jovem.

A guarnição da Polícia Militar isolou a área até a chegada de profissionais da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que coletaram provas e fizeram os primeiros trabalhos de apuração.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

O bandido fugiu em uma motocicleta logo após o crime e não foi encontrado até o momento.

Leia mais:   Diretores da CEF prestam informações sobre viabilidade de financiamento para projeto de esgoto sanitário em Cáceres

A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do caso.

Por – João Freitas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Publicado

A Feira de Saúde realizada nas dependências do Atacado Pantanal, no último sábado (19), foi um sucesso.

O evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal”, em parceria com o curso de medicina da Unemat e Grupo Juba, movimentou a loja.

Centenas de clientes e pessoas da comunidade receberam diversos serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue), tudo gratuitamente.

Além de atender os clientes e cidadãos, colaboradores do Atacado Pantanal também tiveram acesso aos atendimentos.

Para o colaborador Jaime Conradi Soares Araújo, a feira foi uma boa oportunidade , não só para a sociedade, mas para eles que trabalham ali. “Para mim foi ótimo participar descobri que minha pressão está boa, meu

peso está compatível com minha altura e minha glicose está ótima para minha idade”, avaliou Jaime.

Já o fiscal de prevenção Evair Almeida Cruz, observou que a ação foi muito importante. Para ele, as pessoas não tem tempo, oportunidade e muitas vezes acesso a estes serviços prestados na Feira de Saúde. Eu tive a oportunidade de verificar meu índice de massa corporal, fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial e tudo grátis. E mais, é muito bom saber que a saúde da gente está tudo em cima, está bem”, discorreu Evair.

Leia mais:   Diretores da CEF prestam informações sobre viabilidade de financiamento para projeto de esgoto sanitário em Cáceres

A psicóloga do Grupo Juba, Kátia Deise Moreira, responsável pela Gestão de Pessoas, aprovou a atividade e a participação dos colaboradores. “Foi mais uma oportunidade de prevenção e controle à saúde, através de exames e serviços oferecidos neste espaço”, analisou Kátia.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, finalizou agradecendo os parceiros e reconhecendo que o acontecimento movimentou a loja no sábado e contribuiu com a saúde, também, de seus colaboradores, já que todos utilizaram os serviços disponíveis.

Por: Esdras Crepadi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana