conecte-se conosco


Cáceres e Região

Audiência pública da Comissão de Saúde debate depressão e prevenção ao suicídio com plenário lotado

Publicado

A campanha do Setembro Amarelo chegou à Câmara Municipal de Cáceres nesta quinta-feira (26), na forma de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde.
A Comissão é constituída pelos vereadores Valdeníria Dutra (presidente), Jerônimo Gonçalves (relator) e Wagner Barone (membro), e estiveram presentes também os vereadores Claudio Henrique Donatoni, Elza Basto e o Presidente Rubens Macedo.
Além dos vereadores, contamos com a presença da Vice-Prefeita Eliene Liberato, do Deputado Federal Dr. Leonardo – que é psicólogo e psiquiatra -, de assistentes sociais, psicólogos e outros representantes civis engajados em causas sociais, além da grande participação popular.
Os presentes discutiram os fatores que levam à depressão, seus sintomas, sua condição como transtorno psicológico e sua influência no ato de cometer suicídio.
Profissionais da área da psicologia destrincharam as especificidades da doença e meios de superá-la, e assistentes sociais relataram os trabalhos feitos em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Representantes de instituições religiosas, por sua vez, demonstraram o amparo espiritual oferecido por estas aos necessitados.
O deputado Dr. Leonardo também trouxe dados exemplificando o alcance da doença em diferentes faixas etárias, entre homens e mulheres, e de acordo com as regiões do Brasil.
O Plenário esteve decorado com temática referente ao Setembro Amarelo, campanha que busca conscientizar a população sobre os perigos da depressão, desmistificar falsas concepções sobre ela, e dar apoio a pessoas com tendências suicidas.
O vereador Claudio Henrique falou sobre um Projeto de Lei de sua autoria, que deverá ir para votação em breve e dispõe sobre a implantação de assistentes sociais e profissionais da psicologia na rede municipal de ensino.
O parlamentar mencionou um projeto de teor similar que está tramitando na Câmara dos Deputados e logo deve ir para sanção do Presidente da República; após instaurada a lei federal, o projeto em âmbito municipal deverá ser aprovado sem maiores problemas, oferecendo auxílio psicossocial a estudantes do ensino público de Cáceres.
Confira mais fotos no álbum em nossa página oficial no Facebook.
 
Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   Vara do Trabalho de Cáceres incentiva o uso de Carteira de Trabalho Digital

Cáceres e Região

Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Noticias.

O presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, será transferido, em uma UTI área, nos próximos minutos para Cuiabá. Diagnosticado com coronavirus ele está internado no Hospital São Luiz, em Cáceres.

Ele sentiu os sintomas da doença na segunda-feira. E, no mesmo dia foi internado. Familiares informam que o problema se agravou nas últimas horas e ele teve que ser entubado.

E, a pouco tempo, teve uma parada cardíaca. Porém, os médicos conseguiram restabelecê-lo. Em Cuiabá, ele será internado na Clinica Femina. Mas informações em instantes.

Comentários Facebook
Leia mais:   Setor de saneamento e abastecimento de água é um dos mais produtivos da administração
Continue lendo

Cáceres e Região

REGIÃO OESTE Com aumento dos casos de coronavírus, deputado comemora novos investimentos do Governo

Publicado

Além de 30 novos leitos (10 em UTI), o Hospital Regional de Cáceres vai receber duas ambulâncias modernas e equipadas para o transporte adequado de pacientes

Após reivindicações do deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o governo estadual anunciou vários investimentos na área da saúde para a Região Oeste de Mato Grosso. Emergencialmente, serão criados 30 leitos definitivos no Hospital Regional de Cáceres, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão de entrega é julho.

Também está em fase de estudo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a abertura de leitos de UTI no Hospital Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda, em atendimento à Indicação nº 1494/2020 do parlamentar, que é médico e membro da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.

“Como médico, a saúde é uma bandeira do meu mandato, tenho feito muitas indicações pedindo investimentos, em relação aos leitos de UTI para Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, solicitei a implantação no mês de abril, quando surgiram os primeiros casos do coronavírus na região”.

Leia mais:   Eliene diz que não esperava que Francis lançasse outra candidatura.

Dr. Gimenez explica que 70% dos municípios da região já estão com a doença, ou seja, 15 dos 22, em uma população de mais de 300 mil habitantes. O total de casos já chegou a 129, conforme o boletim da última segunda-feira (01), sendo que os 07 óbitos registrados representam 10% do total do estado.

O deputado também agradece o atendimento à Indicação nº 3171/2019 que solicitava duas novas ambulâncias para a Hospital Regional de Cáceres. Foram entregues pelo governador Mauro Mendes, nesta terça-feira (02), 20 ambulâncias equipadas e modernas aos seis hospitais regionais e dois hospitais estaduais (Santa Casa e Metropolitano de Várzea Grande). Cáceres é uma das cidades contempladas.

“Nós vamos implantar novos leitos no Hospital Regional de Cáceres, que é onde se concentrará o atendimento na região oeste, também enviaremos duas novas ambulâncias à unidade hospitalar. Faremos um estudo técnico para avaliar a implantação de UTIs em Pontes e Lacerda, mas este é um projeto de médio e longo prazo, não é para agora”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a solenidade.

Leia mais:   Lojas do Grupo Juba aceitam pagamentos do auxílio emergencial em débito digital

Para Dr. Gimenez, a união de esforços neste momento entre bancada estadual, o que inclui o colega parlamentar de Pontes e Lacerda, Valmir Moretto (PRB), outros parlamentares da bancada estadual, federal, e os governos estadual, federal e municipal é fundamental para o fortalecimento da saúde. “Estarei investindo mais de R$ 2,2 milhões das minhas emendas parlamentares em ações da saúde, acredito que, em um esforço conjunto, os recursos à saúde serão priorizados”.

Curva de contágio – 15 municípios da região oeste estão afetados: Pontes e Lacerda (40), Cáceres (33), Mirassol D’Oeste (14), São José dos Quatro Marcos (07), Rio Branco (03), Vila Bela da Santíssima Trindade (07), Lambari D’Oeste (02), Conquista D’Oeste (05), Curvelândia (04), Rio Branco (03), Vale de São Domingos (02), Jauru (02), Nova Lacerda (04), Porto Espiridião (04) e Araputanga (02).

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana