conecte-se conosco


Política

Assembleia instala CST para debater a consciência e valores humanos universais

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa instalou, na manhã de terça-feira (15), a Câmara Setorial Temática (CST) para debater a consciência e valores humanos universais. A iniciativa é do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) e terá como presidente, o ex-parlamentar José Lacerda.

Na ocasião, Dal Bosco disse que a CST tem por objetivo e metodologia, inéditos no país,  a união dos diversos tipos de conhecimentos produzidos sobre o objeto central da educação no mundo, qual seja a consciência, valores, virtudes universais e de forma subsidiar pesquisadores rumo à construção de alternativas que visem à sobrevivência e a evolução da espécie humana.

“Nós estamos perdendo o foco da valorização humana. Com as mudanças e tecnologias mundiais, o ser humano está perdendo os valores. A CST pretende trazer de volta a consciência  sobre a valorização da família”, destacou Dal Bosco.

Na instalação da CST, o deputado mostrou outro aspecto importante, no que diz respeito às coincidências entre alguns dos maiores avanços da ciência: os preceitos religiosos e de filosofias antigas.

“O mundo moderno está separando esse contato entre os familiares. Por isso, é importante a presença de pessoas especializadas no assunto para recebermos sugestões na CST a fim de debatermos o novo modelo do ser humano para o futuro. Ser humano com chip, acompanhamento tecnológico ou um ser humano com suas raízes de conhecimento e permanência dentro da nossa nação?”, indagou ele.

Leia mais:   Lista de espera de pacientes deverá ser divulgada pela rede pública

O presidente da CST, José Lacerda, enfatizou que a equipe técnica traçou o planejamento para os 180 dias de trabalhos, e a principal meta é a realização do 1º Congresso Internacional sobre Consciência e Valores Humanos Universais.

“Esta é a primeira câmara setorial do mundo e vai tratar sobre todas as questões e pensamentos ideológicos e religiosos, e também o que está acontecendo com a humanidade. Precisamos saber o que está acontecendo com a raça humana, e se ela está evoluindo. A CST tem esse objetivo, de tentar tratar a vida humana com consciência universal e por isso, precisamos reunir pessoas de todas as partes”, prevê Lacerda.

Além da realização do congresso, a câmara setorial tem como metas: 1) conhecer, sistematizar e divulgar o conhecimento acumulado sobre consciência e sobre os valores fundamentais, humanos e universais; 2) aproximar, levantar, conhecer, expor, juntar ou unir o quanto possível os diferentes tipos de conhecimento sobre a consciência e valores humanos, sejam de ordem acadêmica, filosófica, religiosa, etc, criando um mínimo de intersubjetividade quanto às conceituações mais importantes; e 3) facilitar o diálogo entre correntes de pensamento historicamente antagônicos, fundamentado no respeito, na tolerância e na liberdade.

Comentários Facebook

Política

Moradores reivindicam iluminação pública a Faissal

Publicado

Atendendo à demanda trazida por moradores dos bairros Real Parque e Residencial Jardim Pauliceia, o deputado Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma indicação que será encaminhada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), solicitando a necessidade de iluminação na Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O parlamentar ressaltou que a falta de iluminação em vias públicas gera insegurança e facilita a ação de criminosos. “Recebi muitas reclamações em razão da falta de iluminação nesse local, o que tem gerado insegurança e transtornos não só aos moradores da região mas a todos que transitam por ali. Sem contar que a escuridão facilita a ação de criminosos que aproveitam para cometer assaltos e outros delitos”, justificou Faissal.

A iluminação também proporcionará melhor visibilidade ao trecho, de forma a propiciar qualidade no trânsito e segurança para aqueles que trafegam pela rodovia.

Comentários Facebook
Leia mais:   Lista de espera de pacientes deverá ser divulgada pela rede pública
Continue lendo

Política

Lúdio questiona quantidade e qualidade de respiradores nas UTIs do SUS em Mato Grosso

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) cobrou do governo de Mato Grosso estruturação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) anunciados para o Sistema Único de Saúde (SUS), para que eles sejam úteis no combate à pandemia da covid-19. Durante sabatina do secretário de Saúde, na sessão de quarta-feira (27), Lúdio destacou a necessidade de cada leito de UTI ter um respirador adequado para atender aos pacientes infectados pelo coronavírus.

“Para que um paciente grave da covid-19 tenha tratamento adequado, não basta ter um leito de UTI. Esse leito precisa de toda uma estrutura, de retaguarda, equipe e equipamentos. Isso inclui respiradores de especificação técnica adequada. O leito de UTI para covid tem que ter respirador, ou não será leito para covid”, alertou.

Lúdio explicou que o padrão nas UTIs são cinco respiradores disponíveis e dois reservas para cada dez leitos. “O governo estadual anunciou ter 302 leitos de UTI disponíveis para a pandemia. Se esses leitos que o governo anunciou seguirem o padrão, na verdade temos apenas metade do que foi anunciado, porque todos os pacientes graves da covid-19 precisarão de respiradores”, observou Lúdio.

Leia mais:   Moradores reivindicam iluminação pública a Faissal

Durante a sessão, o parlamentar fez diversos questionamentos ao secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, sobre o combate à pandemia da covid-19 em Mato Grosso. Porém, o secretário afirmou que não tinha as informações e muitas questões ficaram sem resposta. Por isso, Lúdio vai apresentar um requerimento para obter informações da Secretaria de Estado de Saúde.

Entre as perguntas feitas por Lúdio, e que serão repetidas no requerimento, está a quantidade de respiradores disponíveis no estado nas UTIs do SUS, bem como a especificação técnica desses respiradores. O deputado quer ainda dados sobre o tempo médio de internação e a taxa de mortalidade entre os pacientes da covid-19 internados em UTI no SUS em Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana