conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Artilharia pesada: Grêmio se vale de estilo e lidera finalizações na Série A

Publicado

O Grêmio pode até deixar o campo sem um almejado triunfo, vital na perseguição ao líder Palmeiras, mas não será por falta de insistência dos comandados de Roger Machado. Imersa na filosofia costumeira do treinador, a equipe mecanizou desde o ano passado o estilo de intensidade e aproximação nos toques de bola. De quebra, ainda foi capaz de apresentar evolução no que diz respeito à objetividade ofensiva. E os números estão aí para provar: o Tricolor é o time que mais finaliza entre todos os 20 integrantes da Série A do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS
> CBF adia duelo com Botafogo para 4 de setembro

> Grêmio monitora mercado por opção a Giuliano
> Confira entrevista exclusiva com o capitão Maicon

Passadas 16 rodadas do Brasileirão, os gremistas lideram o quesito com 241 arremates a gol. O segundo colocado, Vitória, vem logo atrás, com 237. O número absoluto corresponde a uma média de mais de 15 conclusões por partida (veja na tabela abaixo). Só não garante, porém, que o ataque gremista seja o mais efetivo da competição.

Bolaños  Grêmio x São Paulo (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)Grêmio é líder em finalizações no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Aí, o posto pode ser ocupado tanto pelo líder Palmeiras, quanto pelo quarto colocado, o Santos. Depende do ponto de vista. O Verdão é dono do melhor ataque da competição, com 31 gols anotados em meio a 202 finalizações ? média de um tento a cada 6,51 arremates. O Peixe, por sua vez, balançou as redes 30 vezes, mas em 167 tentativas. Ou seja, marca a cada 5,56 conclusões. 

O Grêmio, por sua vez, figura logo atrás, com o terceiro melhor ataque, ao lado do Corinthians. São 26 gols anotados pela equipe, em uma média de um gol a cada 9,26 finalizações. O que, claro, não apaga a impetuosidade dos gremistas a cada partida. Trata-se de uma evolução que vai ao encontro do estilo de jogo do comandante, num casamento com as características de atletas que têm gosto pelos arremates.

? Acho que é mais pelo nosso estilo de jogo. A gente toca bem a bola, consegue chegar muito rápido ao ataque, com jogadores que finalizam bastante. O Miller, o Douglas, o Éverton, o Negueba, o Pedro Rocha… Assim como os atacantes, o Henrique, o Bobô. E até a gente que vem de trás, como elemento surpresa. Os espaços que a gente cria nos proporcionam a ter bastantes finalizações em gol. Temos que concluir para ter tranquilidade maior nas partidas ? avalia o capitão Maicon ao GloboEsporte.com.

Tabela finalizações Grêmio (Foto: Reprodução)

Os atacantes, por óbvio, são os principais responsáveis pelo alto número de finalizações. Luan (46) e Éverton (40) são os dois líderes do quesito. Em média, Miller Bolaños ainda figura em terceiro, com duas conclusões por jogo ? 10 em cinco jogos. O técnico Roger Machado destaca ainda que a distância média dos arremates também cresceu em 2016, fruto de uma orientação sua aos volantes e homens que chegam de trás, para arriscar mais a gol.

? A gente conseguiu evoluir com relação ao ano passado nesse quesito, finalizamos mais de média distância. Ano passado, a gente finalizava mais de dentro da área. A distância média era menor. Eu quero ter essa variável de média distancia, mas quero finalizar da distância da zona mais perigosa. Quando vier contra time mais fechado, temos que usar ? destaca o comandante.

Após dois dias de folga, o Tricolor retoma os trabalhos nesta quarta-feira pela manhã, no CT Luiz Carvalho. Terceiro colocado, com os mesmos 30 pontos do vice-líder Corinthians e a dois do líder Palmeiras, o Grêmio volta a campo no próximo domingo às 16h, para encarar o lanterna América-MG, no Independência, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Confira todas as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs

Comentários Facebook

Brasileirão Série A

Seleção Brasileira encerra preparação para amistoso contra República Tcheca

Publicado

Programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) também destacou a reta final dos principais campeonatos estaduais do país; ouça na íntegra

O programa No Mundo da Bola desta segunda-feira (25) destacou o amistoso da Seleção Brasileira com a República Tcheca. Waldir Luiz, Márcio Guedes, Bruno Mendes e toda a nossa equipe também analisaram a reta final dos principais campeonatos estaduais do país e as principais notícias do esporte nacional e internacional.

Clique no player e ouça o programa na íntegra:

No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919.

Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.

Agencia Brasil
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras volta a ter time feminino depois de 9 anos

Publicado

Repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações da preparação do Verdão para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14); ouça na íntegra
Começa neste sábado (16) a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E a Rádio Nacional traz uma série de matérias sobre a principal competição do futebol feminino no país. A terceira reportagem fala do Palmeiras e dos seus reforços para disputar a competição além do projeto da diretoria para a modalidade. O repórter Lincoln Chaves trouxe todas as informações do Verdão dentro do programa No Mundo da Bola desta quinta-feira (14).

Ouça no player abaixo:

O Palmeiras retorna ao feminino após nove anos. O time vai jogar em Vinhedo, cidade parceira do versão nesta edição.

A equipe foi apresentada em meados de fevereiro e é comandada pela treinadora Ana Lúcia Gonçalves.

O No Mundo da Bola é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h. Para participar das transmissões, o internauta deve ligar para (21) 2117-6918 ou (21) 2117-6919. Fale com a equipe de esportes das Rádios EBC pelo e-mail: esporte.radios@ebc.com.br.
Tags: Palmeiras Futebol Feminino Brasileirão Feminino

Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana