conecte-se conosco


Mato Grosso

Arquivo Público promove evento sobre a trajetória africana em Mato Grosso

Publicado

O Arquivo Público de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e dos Amigos do Centro Histórico de Cuiabá (ACHC), promoverá nesta quinta (21.11) e sexta-feira (22.11) uma série de atividades que contam a trajetória africana em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX.

O evento será realizado em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20.11), em referência à luta contra a discriminação racial e valorização do povo afro-brasileiro.

Palestras e aulas de campo sobre a temática, além de exposições de bonecas negras e feiras de produtos quilombolas são algumas das atividades programadas para os dois dias. A maior parte delas ocorrerá no auditório do Arquivo Público, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Também estão programadas visitas técnicas às igrejas Nossa Sra. da Boa Morte e Nossa Sra. do Rosário e São Benedito, “espaços ocupados pela população negra desde o século XVIII e XIX, conforme registros históricos da época, e materializados na cidade através das edificações”, comentou a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva.

Leia mais:   Economia agrícola de Mato Grosso cresce e volta a ser a maior do país

Serviço

Semana da Consciência Negra – Mato Grosso Africano nos séculos XVIII e XIX

Data e hora: 21 e 22 de novembro, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Local: Auditório do Arquivo Público

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Economia agrícola de Mato Grosso cresce e volta a ser a maior do país

Publicado

Mato Grosso é destaque nacional e internacional na agropecuária e, em 2019, assume novamente o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção (VBP) superando o Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado arrecadou 30% a mais que São Paulo – o VBP mato-grossense foi de R$ 101,8 bilhões, enquanto o segundo arrecadou R$ 78,1 bilhões.

O VBP é a soma de tudo o que foi arrecadado com a produção no Estado. Em Mato Grosso, o destaque é para a soja, com 46,19% da composição do VPB, seguido do algodão (33%) e do milho (16,12%).

“Mato Grosso se destaca principalmente porque a agropecuária é a aptidão do Estado. Há anos, o setor vem se organizando e usando a tecnologia e modelos de gestão a seu favor. O Governo do Estado colabora buscando desburocratizar, modernizar e trabalhar as demandas do setor, como infraestrutura e conectividade”, afirma Walter Valverde, secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O Estado havia perdido posições nos últimos dois anos. De acordo com Sérgio Leal, coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Sedec, os preços externos foram responsáveis por esta oscilação. “Nossos produtos são quase todos vendidos em dólar. Então, se cai o dólar, o VBP também diminui”, explica.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Após cinco anos, Avenida Parque do Barbado é entregue à população
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar flagra suspeitos com 29 exemplares de pescado irregular

Publicado

Policiais militares de Poconé (a 104 km de Cuiabá) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (17.01) 29 exemplares de peixes de espécies variadas. Três suspeitos serão investigados por pesca predatória.

Os policiais estavam em ronda no município e avistaram um Fiat Uno branco em alta velocidade. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu o veículo contra uma árvore.

Três homens estavam dentro do veículo e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Posteriormente, os suspeitos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, devido a gravidade dos ferimentos.

Dentro do carro os policiais encontraram 10 pintados, 11 jaús, três cacharas e cinco pacus, todos sem cabeça.

O motorista não tinha habilitação e nem documentos do veículo.

Serviço 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Primeira-dama visita irmãs que realizaram cirurgia de transplante de rins
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana