Brasileirão Série A

Argel vê erros coletivos em derrota: "A gente não entendeu o jogo"

Published

on

 

Em uma noite para esquecer, o Vitória foi batido por 2 a 0 pela Ponte Preta e chegou a duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. Dominado pelo adversário, o Leão viu a Macaca construir o resultado do confronto ainda no primeiro tempo, com Rhayner e Wendel. O último gol dos mandantes ainda contou com falha de Fernando Miguel e Ramon, que se atrapalharam e viram Wendel empurrar a bola para o gol vazio. [Confira os melhores momentos do jogo no vídeo acima]

Após a partida, o técnico Argel Fucks lembrou da péssima situação do gramado, que ficou encharcado em razão da chuva, para justificar a derrota rubro-negra. Para o treinador, a equipe não entendeu como o jogo se apresentou e deu chances para o adversário.

– Não fizemos uma boa partida. O gramado prejudicou, nós somos uma equipe técnica. A gente não entendeu o jogo. Dois gols que foram falhas coletivas nossas. Não é mérito do adversário. Eu gostaria de ter perdido o jogo com dois gols que o adversário tivesse mérito para fazer o gol. Mas foi falha nossa. Isso já tinha acontecido contra o Grêmio. Não entendemos a forma de jogar, o gramado estava ensopado. O adversário entendeu o jogo mais rápido, jogava com bola longa, acabou se aproveitando de duas falhas coletivas e fazendo gols. Tivemos oportunidade com Marcelo ainda, não tivemos tranquilidade para fazer o gol. O gramado segurou um pouco a bola. A parte técnica hoje ficou muito prejudicada para as duas equipes. A Ponte soube se aproveitar e mereceu o resultado – acredita Argel.

Ponte Preta x Vitória (Foto: Fábio Leoni / PontePress)Vitória é batido pela Ponte Preta em Campinas (Foto: Fábio Leoni / PontePress)

Depois de sofrer dois gols no primeiro tempo, Argel modificou o time para a etapa final. Tiago Real deu lugar a David. Contudo, o Vitória seguiu com dificuldade para agredir a Ponte. O treinador acredita que o time teve uma leve melhora, mas ainda bem abaixo do que pode jogar. 

– No segundo tempo, a gente abriu mais o time. David entrou bem na partida, movimentou, buscou lances da linha de fundo. Acabou sentindo o joelho nos primeiros minutos do segundo tempo, mas contribuiu. A equipe criou alguma coisa, não o que a gente esperava, não pela qualidade que temos. Tecnicamente, jogamos menos do que podemos hoje, reconhecemos isso. Tivemos exibição abaixo do que podemos jogar, principalmente na parte técnica. Nós temos uma equipe que joga técnica, em função disso tomou gol. A gente quis jogar. Hoje não era para jogar. Não é toda partida que você consegue colocar a parte técnica.

Durante a entrevista coletiva, Argel revelou chateação com os sofridos pela equipe. Para explicar, o treinador lembrou de outros erros cometidos em partidas anteriores, como nas derrotas para Botafogo e Grêmio.

– Fico chateado. Se nós fizermos uma análise fria, no jogo contra o Botafogo, perdemos por 1 a 0 por falha coletiva nossa. Contra o Grêmio, 1 a 0, falha coletiva nossa. Hoje tomamos gols com falha coletiva e poderíamos ter tomado o terceiro. Essas coisas que a gente tem que buscar um estancamento, uma forma diferente, fazer com que o adversário crie. Para a gente ninguém dá presente. No futebol brasileiro, se você falha, o adversário não perdoa e te mata. A gente precisa, a partir do momento que tiver oportunidade, matar. Porque tivemos falha coletiva no primeiro gol, mas tivemos uma chance clara logo depois, com o Marcelo na cara do gol. A bola parou na água, ele passou. Aí a culpa é mais da poça, gramado encharcado. A gente fica dolorido, porque perder um jogo… A gente está errando, e esse é o pensamento que tem que ter. A calma, tranquilidade, fazer o simples e entender rapidamente o tipo de jogo. Não podemos querer jogar num gramado com tanta água. Que sirva de lição. O adversário precisa trabalhar, criar. Não nós falharmos coletivamente e oferecer o gol ao adversário, como foi hoje.

Com a derrota, o Vitória permanece na 15ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, somente dois a mais que o Internacional, equipe que abre o Z-4. A próxima partida do Leão vai ser contra o Sport, novamente fora de casa.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Argel Fucks:

01

“não entendeu o jogo”

– Lutamos, brigamos, os jogadores correram bastante. O Cárdenas deu uma resposta muito boa. Veio de lesão, num campo pesado. Difícil para jogadores técnicos como eles. Sofremos um pouco em virtude de não entender a forma de jogar. Não era para tocar tanto a bola. Era ligação mais direta, buscar velocidade em cima de Vander, Kieza, David… Por isso a gente conseguiu, no segundo tempo, equilibrar mais o jogo. A gente leva de lição pensar que, no próximo jogo, a gente tem que se adaptar rapidamente, independente se o campo está molhado, chovendo, porque o gramado estava molhado para os dois lados. Você precisa entender rapidamente o jogo, porque nosso time e técnico. Mas precisa entender que às vezes não dá para jogar.

01

gramado ruim

– Todo o gramado estava muito encharcado. Os lados, o meio, principalmente no meio. Nós não entendemos a forma de jogar. Hoje era jogo de combate, brigado, tecnicamente as duas equipes deixaram a desejar. O time que errasse ia pagar caro. Teve um lance de bola parada, em que Marcelo teve chance clara e outro com ele também, em que ele bate e David está dentro do gol e tira em cima da linha, aí o árbitro dá impedimento. O jogo ficou prejudicado. Um campo muito molhado, choveu muito, nunca vi esse campo tão molhado. Nosso time tem jogadores técnicos, Kieza, Cárdenas, Zé, os dois volante têm qualidades… A gente não entendeu, a gente queria jogar.


Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana