O Botafogo abriu as portas de sua nova casa pela primeira vez nesta quarta-feira. Sem estádio desde o início do ano – o Nilton Santos está à disposição dos Jogos Olímpicos – o Alvinegro ?inaugurou? com a equipe sub-20, a ?Arena Botafogo?. Na verdade, trata-se do Estádio Luso Brasileiro, da Portuguesa da Ilha do Governador, que passou por reformas e recebeu investimento de cerca de R$ 5 milhões para abrigar a equipe até dezembro.
Veja fotos de como ficou a Arena, opiniões e detalhes da casa alvinegra.

SÓ ELOGIOS – “A sensação é maravilhosa. Isso é uma arena, um caldeirão, é de arrepiar. Imagina o torcedor do Botafogo vindo aqui hoje, vendo esse estádio todo alvinegro, com gramado que talvez seja o melhor do Rio, e vendo essa garotada do sub-20 que é o nosso futuro. Fomos muito criticados pelo custo da arena, mas não tem como calcular o ganho técnico que tivemos, que é muito mais importante que o financeiro. A nossa ideia realmente é ter aqui um caldeirão para empurrar o time”, disse o vice-presidente executivo do Botafogo, Luis Fernando Santos.


CALDEIRÃO ACONCHEGANTE – O GloboEsporte.com acompanhou a vitória do time sub-20 do Botafogo por 2 a 1 sobre o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. A nova casa do Botafogo está longe de ser luxuosa, mas é um estádio aconchegante e, com a presença da torcida, pode virar um caldeirão devido à proximidade das arquibancadas do gramado. O Gepe liberou o local para 17.250 torcedores, mas o clube deve colocar cerca de 15 mil ingressos à venda por jogo, por recomendação do Corpo de Bombeiros. Vistoria da CBF nesta quinta-feira deve definir a estreia da equipe profissional no local. A expectativa é que o estádio seja liberado para o clássico com o Flamengo, 16 de julho.
– Moro na Ilha do Governador. Há alguns anos o time jogou aqui, e agora surge essa nova oportunidade. Pertinho de casa. Vai ser no quintal de casa ? comemorou o garçom alvinegro, Ricardo Medeiros.


ATRASO E TRÂNSITO – As obras começaram no dia 10 de maio. A chuva atrasou a entrega do estádio. De negativo apenas a lanchonete que, devido ao horário do jogo desta quarta-feira, não tinha comida
e serviu apenas bebida. Além disso, o trânsito, engarrafado especialmente após a
partida por ser horário de rush no Rio de Janeiro. As cabines de
imprensa ainda carecem de cadeiras, a sala de entrevistas não está
completamente pronta, mas nada que não possa ser resolvido até o dia 16
de julho.
– O transito está um pouco congestionado, o que pelo
horário (antes do jogo) não é normal. Acho mais fácil chegar ao Nilton
Santos. Mas achei uma boa decisão do Botafogo. O time estava indo para
muito longe e se distanciando da torcida. Sair daqui para ir para Volta
Redonda não tem condições ? analisou o taxista Osmar de Jesus Costa.


REFORMAS,TAPETE E PROVOCAÇÃO – O Botafogo investiu em arquibancadas
provisórias, gramado, reforma de vestiários e sala de imprensa,
banheiros químicos, cabines de imprensa, pintura, acesso, roletas e
instalação de refletores. O local ainda passa pelos últimos ajustes, é
notória a presença de operários, mas está praticamente pronto.
O
gramado, a pedido de Ricardo Gomes, está em ótimas condições, um tapete. Nesta
quarta, a torcida teve acesso apenas à área social e, com cerca de 300
torcedores no local, tudo funcionou bem. No geral, a Arena Botafogo foi aprovada pelos alvinegros. Em meio à euforia pela nova casa, sobraram provocações para o rival Flamengo.
– Estamos tirando onda com o Flamengo. Eles não têm estádio para jogar, e nós temos dois: Engenhão e Arena Botafogo. (O estádio) vai representar a arrancada do Fogão rumo à Libertadores. O estádio está lindo. Chora urubuzada ? provocou o torcedor Marcelo Bratz.



