conecte-se conosco


Destaque

Após superar Covid-19 e internação na UTI, ex-prefeito Lair Mota e esposa se reencontra em hospital

Publicado

Por: WESLEY SANTIAGO I OD

Ambos estão internados no Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC) por complicações decorrentes da Covid-19.

      São 32 anos juntos e poucas vezes o casal Layr Mota da Silva e Vera Lúcia de Lima ficou tanto tempo longe um do outro. Porém, nos últimos dias, a Covid-19 obrigou que ambos deixassem de se ver, após eles precisarem ser internados uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC). Ela chegou a ter 80% dos pulmões comprometidos. Agora, faltando pouco para que recebam alta, a unidade hospitalar proporcionou o tão aguardado reencontro.

Ambos estão internados no Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC) por complicações decorrentes da Covid-19. Dona Vera deu entrada na última sexta (26) com 80% dos pulmões comprometidos e precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Três dias depois, foi a vez de Layr.

O casal mora em uma fazenda, no município de Figueirópolis D’Oeste, a 406 km de Cuiabá. Segundo dona Vera, os dois sempre seguiram as recomendações de prevenção do coronavírus.

Leia mais:   Pastorello cobra pagamento do RGA dos servidores em 2022

“Nunca imaginamos que íamos pegar essa doença, porque moramos na fazenda, tomando sempre todos os cuidados. Nós não sabemos nem como pegamos”, conta.

Para o seu Layr, a doença é horrível, mas o isolamento foi ainda pior. Mesmo tendo toda a atenção necessária da equipe do CHC, o que mais o incomodou foi que, nos 32 anos de casamento, eles nunca ficaram tantos dias longe um do outro.

“Nós ficamos separados por uns dias e foi muito ruim. Então nós conversamos com a equipe do hospital para dar um jeito de nos colocar no mesmo quarto. Em meio a tantas notícias ruins que ouvimos todos os dias, hoje tivemos a benção de uma notícia boa”, explica.

Na tarde de ontem (02), em melhores condições de saúde e com previsão de alta ainda para esta semana, o casal finalmente pôde se reencontrar. “Nossa vida pode não ser a melhor do mundo, mas hoje é um dia de extrema alegria e gratidão”, finaliza seu Layr.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Pandemia recua também em Cáceres; último óbito pela covid-19 ocorreu há 9 dia

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

     O recuo da pandemia do covid-19, em todo país, também se confirma em Cáceres. Depois de registrar, em média, 10 óbitos por semana, entre os meses de julho, agosto e setembro de 2020, atualmente, há 9 dias não se registra uma única morte por coronavirus no município.

     O último caso fatal do contágio na cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no último dia 13, quando foi a óbito uma senhora, aposentada de 58 anos. Ao todo, Cáceres registrou 422 mortes, desde o início da pandemia, em fevereiro de 2019.

     Apesar da redução, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cáceres ainda figura entre os 10 municípios com maior número de casos.

     Sendo Cuiabá em primeiro com 109.884, Várzea Grande 37.653, Rondonópolis 37.499, Sinop 25.712, Sorriso 18.122, Tangará da Serra 17.660, Lucas do Rio Verde 15.559, Primavera do Leste 14.653, Cáceres 11.757 e Barra do Garças 10.545.

Leia mais:   Pastorello cobra pagamento do RGA dos servidores em 2022

     O último boletim epidemiológico expedido pela SES no dia 21 diz que ao todo foram notificados em Cáceres 33.763. Desse total foram confirmados 11.705 casos e 21.880 foram descartados. E, 178 estão sob investigação.

    O boletim aponta ainda que foram recuperados 11.088 pacientes e 181 estão em isolamento domiciliar e 14 internados.

    Os três primeiros óbitos do covid-19 em Cáceres, ocorreram entre maio e junho de 2020. A primeira vítima foi a aposentada Celina Francisca de Santana, 62 anos; em seguida foi o servidor público aposentado Alípio Pereira de Araújo, 82 anos, e a terceira a estudante de fisioterapia Juliana Matsuhuita, de 24 anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeitura promove Semana Nacional de Trânsito com diversas atividades

Publicado

Por Assessoria

Com o slogan, “Preciso que você respeite meu espaço”, a Prefeitura de Cáceres realiza de 18 a  25 de setembro a Semana Nacional de  Trânsito. O evento será ordenado pela Secretaria de Fazenda, através da Coordenadoria Executiva  de  Trânsito, que tem como responsável Alysson Chagas Barbosa de Anhaia.

Segundo  Alysson Chagas, serão desenvolvidas diversas atividades de conscientização durante toda a semana.
Para o coordenador, a educação e o respeito às leis são essenciais na promoção de um trânsito mais humanizado e com menos acidentes.

Ele explica que uma das atividades propostas, envolve os alunos das escolas municipais que vão receber palestras nos dias 20, 22 e 24 de setembro e um gibi pedagógico com o tema “O Bom Comportamento no Trânsito”.

O livreto  apresenta diferentes situações no cotidiano da cidade e orienta pedestres, ciclistas  e condutores de veículos motorizados. “A obra também traz  diversos exercícios como testes, palavras cruzadas, pinturas e caça-palavras. A educação no trânsito para crianças e adolescentes é uma ação pedagógica para que os alunos sejam no futuro bons condutores, pessoas conscientes de suas obrigações  e deveres, e multiplicadores  de boas práticas” , avaliou Alysson.

Leia mais:   Prazo para regularização das CNHs vencidas desde março de 2020 continua suspenso

O secretário de Fazenda Vitor Miguel, informa que a programação ainda contará com uma série de ocorrências, entre elas, diversas blitz educativas nos dias 21 e 23 próximos, em pontos críticos do trânsito cacerense.
“A Semana do Trânsito é uma excelente oportunidade para chamar a atenção da população e promover reflexões sobre o trânsito seguro, o respeito às leis e o direito de ir e vir ”, avaliou Vitor .

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a conscientização é sempre muito importante e   a semana do trânsito é uma grande ferramenta didática para que isto aconteça. “Essa ação serve para lembrar os cuidados que a população deve ter em relação a um trânsito mais humano e com paz para todos”,  ressaltou Eliene.

A programação se encerra com um  pedal solidário, um passeio ciclístico que tem o apoio dos grupos Pedal Feliz e Bike Terapia. A inscrição para participar  são dois quilos de alimentos não perecíveis e podem ser feitas na Coordenadoria de  Trânsito da Prefeitura ou com os grupos Pedal Feliz e Bike Terapia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana