conecte-se conosco


Cáceres e Região

Apesar da chuva, Dia de Ações Solidárias foi sucesso

Publicado

Chuva quase o dia todo em Cáceres neste sábado (1º), mas não impediu que o “Dia de Ações Solidárias” atingisse os objetivos. “Foi um sucesso”, garante a secretária de Assistência Social, Eliane Batista, destacando que centenas de pessoas puderam ser atendidas com os serviços oferecidos. “Foi um dia alegre e com a missão de servir cumprida”, salientou Eliane, aproveitando para agradecer aos parceiros e patrocinadores do evento.

A chuva aumentou no início da noite e o público não pode comparecer às apresentações programadas do palco e para a grande expectativa do sorteio de uma moto da Campanha de Natal do Instituto Cometa, adiado para o próximo dia 06, na abertura do Natal de Luz. Sob uma fina chuva, ainda se apresentaram a Orquestra da Fundação Terezinha Mendes da Fapan e o grupo de percussão Atlética Maldita, composta por acadêmicos do Curso de Medicina da Unemat.

O prefeito Francis Maris Cruz afirmou que ficou satisfeito com os resultados do conjunto de realizações. “Fico muito feliz que as parcerias conseguiram atingir os objetivos. Faz parte de nossa missão unir a sociedade organizada em torno do bem comum, principalmente quando se trata de levar atenção, carinho e serviço às famílias que necessitam dessas ações. Os nossos melhores agradecimentos a todos os parceiros, patrocinadores e todas as pessoas que não mediram esforços para que esse dia fosse um sucesso, muito obrigado”, agradeceu Francis.

Leia mais:   Enfrentamento à Covid-19: IFMT Cáceres oferta auxílio emergencial para estudantes do campus

A parceria O Dia de Ações Solidárias é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Instituto Cometa. Um dia inteiro de feira e ações de serviços para o cidadão, que teve início às 9 horas da manhã.

Durante o dia todo, a Secretaria de Assistência Social e diversos parceiros ofereceram exames laboratoriais, orientações de diversas áreas, vacinas, aferição de pressão arterial, testes de diabete, nutrição e alimentação. Profissionais de saúde e de assuntos ligados ao comércio, emprego, trabalho e serviços estiveram à disposição para consultas. Atenção aos animais também foi dada através de vacinas em cães e gatos. Uma grande feira disponibilizou comidas e bebidas diversas, artesanatos, exposição de pinturas e outras artes.

Um dos atrativos que mais concorridos foi corte de cabelo de graça, que se manteve o dia todo com fila de interessados.

O Dia de Ações Solidárias contou com as parcerias do IFMT, UNEMAT, Senai, Sebrae, Fapan, Unopar, CAE, Senar, Sindicato Rural, CRAS2, Sefaz, CTA, Judokan, Interact Club de Cáceres, Projeto Colcha de Retalhos, Projeto Fit Camp e a Cruz Vermelha, que se fez presente, o tempo todo, com uma ambulância e brigadistas para socorro, em caso necessário.

Vai continuar a distribuição de cartelas do bingo da moto

Uma vez adiado o sorteio (bingo) da moto 0 Km na promoção de Natal do Instituto Cometa, as cartelas restantes continuarão sendo distribuídas para arrecadar alimentos que serão distribuídos para famílias em situação de risco social, no próximo dia 23, através da lista de cadastros da Secretaria Municipal de Assistência Social. Cada dois quilos de alimentos não perecíveis dão direito a uma cartela do bingo.

Leia mais:   Após Sessões Extraordinárias, Câmara aprova contas de 2018 do Prefeito em dois turnos; veja como votaram os vereadores

Quem anunciou o adiamento do sorteio e a continuação da distribuição de cartelas foi a gerente geral do Instituto Cometa e coordenadora da Campanha, Rita de Cássia Serra. Ela lembrou que este é o quinto ano dessa de Campanha de Natal, salientando que a expectativa é de superar o que foi arrecadado no ano passado, 35 mil quilos de alimentos. “Neste ano, queremos chegar em 40 toneladas. O que falta será comprado com dinheiro completado pelos patrocinadores”, explicou Rita.

40 mil quilos de alimentos

A presidente do Instituto, Rosemary Ribeiro, agradeceu a população, voluntários, os patrocinadores e parceiros, destacando a importância da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social. “Já arrecadamos cerca de 28 toneladas, mas o objetivo é atingir 40 mil quilos. Distribuímos 16 mil cartelas e tudo ocorreu dentro da normalidade. Não fosse a chuva, encerraríamos a campanha hoje, mas fica para a semana que vem”, finalizou Rosemary.

A previsão é distribuir, no próximo dia 23, aproximadamente duas mil cestas básicas de alimentos.

Por Assessoria

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Corpo do idoso trocado no hospital São Luiz foi exumado na tarde de hoje por determinação judicial

Publicado

Editoria – Sinézio Alcântara

O corpo do idoso Adelio João de Souza, de 66 anos, que foi trocado, no sepultamento, pelo da idosa Alaíde Rosa de Aquino, 81 anos, que morreu no mesmo dia (terça-feira), no Hospital São Luiz, foi exumado na tarde desta quarta-feira, no cemitério Park dos Ipês, em Cáceres.  

A exumação foi determinada pela juíza da 5ª Vara da Comarca, Hanae Yamamura de Oliveira, após reclamações das duas famílias.

O desenterro do corpo foi realizado por uma equipe da Perícia Criminal, acompanhado pelo delegado Alex de Souza Cuyabano e familiares do idoso. O delegado diz que “a exumação foi apenas para desenterrar e enterrar no local certo”.

Adelio de Souza deu entrada no hospital no dia 20 de maio, após sofrer um infarto e morreu na terça-feira, momentos antes da morte de Alaíde Rosa. Moradora de São José dos IV Marcos, a idosa era cardíaca e deu entrada no hospital no dia 23 de maio com suspeita de Covid-19.

A confusão foi feita pela equipe do hospital. Ao serem informados da morte do idoso os familiares foram ao hospital. Lá receberam a informação de que ele já havia sido sepultado com suspeita de Covid-19. Na verdade, ele havia sido enterrado no lugar de Alaíde.

Por outro lado, familiares da idosa choraram e oraram pelo corpo errado. Uma neta da idosa, reclama que além da confusão teria sido maltratada pela equipe do hospital. Porém, a direção da Casa nega. Em uma Nota a direção informa que irá instaurar uma sindicância para apurar o ocorrido.

Outro lado

A direção do Hospital São Luiz informa que abriu sindicância para apurar o ocorrido e adotará todas as medidas cabíveis. A gestão mantém, de forma contínua, a revisão de protocolos de segurança e o caso mencionado não está de acordo com o rigor dos procedimentos do São Luiz.

Os familiares dos pacientes envolvidos foram informados, imediatamente, após identificada a situação, sendo oferecido todo o suporte para a resolução dos trâmites necessários.

Neste momento, o Hospital São Luiz lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a população, amparado por seus princípios e a busca permanente pela qualidade, humanização e segurança nos serviços oferecidos.

Comentários Facebook
Leia mais:   Defensoria Pública e Todimo entregam 18 toneladas de alimentos à famílias carentes
Continue lendo

Cáceres e Região

Proibido o consumo de bebidas nos bares de Cáceres

Publicado

A fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária e aos que infringirem o decreto serão aplicadas sansões administrativas e até interdição do estabelecimento.

A partir desta segunda-feira (25), fica proibido na cidade de Cáceres (220 km de Cuiabá) o consumo de bebidas alcóolicas no local de venda. Bares e similares, com conveniências e os populares “bares da promoção” só poderão vender bebidas do tipo delivery ou retirada no balcão, sem consumo no local.

No decreto consta que vedada a permanência de clientes para consumo no local, sendo que, quando inevitável a formação de filas, seja observado o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre um cliente e outro, sendo obrigatório o uso de máscara.

A fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária e aos que infringirem o decreto serão aplicadas sansões administrativas e até interdição do estabelecimento.

Segundo o Art. 3º do decreto o descumprimento das normas previstas ensejará na aplicação das sanções administrativas previstas na Lei Federal 6.437/77 e demais legislações pertinentes, incluindo a interdição, sem prejuízo da imediata comunicação às autoridades competentes dos fatos que, além de infrações sanitárias, forem tipificados como crime.

Leia mais:   Educação em tempos de pandemia: Ciclo de Diálogos do IFMT Cáceres aborda cuidados para prevenção à Covid-19

O Decreto entrou em vigor a partir de sua publicação nesta segunda-feira (25), VEJA O DECRETO.

Decreto nº 286-2020 – bares.pdf

Por Joner Campos

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana