conecte-se conosco


Mato Grosso

Alunos vestem rosa para chamar atenção sobre câncer de mama

Publicado

Alunos da Escola Estadual Oscar Soares, localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) realizaram o “Dia de Vestir de Rosa”, ação que faz parte da campanha “Outubro Rosa”, que envolve toda a comunidade escolar na conscientização e prevenção do câncer de mama. A ação foi realizada na tarde da última sexta-feira (11.10) e envolveu estudante do 1º e 2º ano do ensino médio.

Segundo a professora de artes Brunna Carolina Rechi, responsável pela ação, os alunos abraçaram a causa e vieram de camiseta rosa, lembrando na escola o combate ao câncer de mama. Para reforçar esse dia, os alunos trouxeram balões cor de rosa enfeitando toda a unidade escolar e também presenteando os colegas.

“Lembramos a todos que trata-se de uma campanha conhecida mundialmente criada a conscientizar mulheres a não deixar sua saúde passar em branco”, destaca a professora.

Uma das mais motivadas foi a estudante Ana Priscila, do 1º ano, que atuou com informações para os colegas, após uma pesquisa sobre o assunto. “O câncer de mama é responsável por 28% dos novos casos desse tipo de doença em mulheres. É o mais comum. Daí, a necessidade de fazer a prevenção”, explica.

Leia mais:   Unemat realiza colação de grau de Medicina nesta sexta-feira

A campanha entre os alunos tem o intuito de se solidarizar com o real objetivo que mostra desde jovens se conscientizando sobre os testes de prevenção de câncer de mama e colo do útero e facilitar o acesso das mulheres aos exames e diagnósticos precoce. A campanha outubro rosa é desenvolvida desde 2010.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Drone com celulares é abatido na Penitenciária Feminina de Cuiabá

Publicado

Um drone que transportava celulares foi abatido por policiais penais da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, nesta quinta-feira (28.05). Por volta das 12h30, o agente em ronda pela passarela da torre avistou o equipamento sobrevoando a unidade e avisou a equipe de plantão.

Foi feita, então, uma vistoria no pátio atrás dos raios, onde os policiais penais encontraram uma linha de pesca com dois aparelhos celulares, um carregador, uma serra e um fone de ouvido. Ao puxar a linha, conseguiram derrubar o drone, que acabou caindo na rua que fica atrás da penitenciária.

Uma equipe já havia se deslocado à área externa com uma viatura e localizou o drone. Eles ainda realizaram buscas no local e no entorno, mas nenhum suspeito foi encontrado. O material apreendido foi encaminhado ao setor de Inteligência do Sistema Penitenciário para as providências que o caso requer.

Atualmente, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May possui 192 reeducandas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Investimentos previstos para concessão da MT-220 somam R$ 267 milhões
Continue lendo

Mato Grosso

Premiados têm até segunda-feira para regularizar dados bancários

Publicado

Os sorteados no Programa Nota MT que ainda não receberam seus prêmios por alguma irregularidade têm prazo até segunda-feira (01.06) para fazer os ajustes. De acordo com a lei que criou o programa, o prazo para regularização e entrega dos prêmios expira em 90 dias

Ao todo a coordenação do programa detectou que 77 sorteados estão com dados bancários incorretos. Para que não percam a chance de receber, a Sefaz enviou e-mails e tentou ligar para os contribuintes que estão nessa situação.

Essa prorrogação de prazo foi feita pela Sefaz, juntamente com algumas no decreto 139, do dia 14 de junho de 2019, que instituiu o Programa Nota MT. As alterações estão contidas no decreto Nº 471/20, publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado que circulou no dia 05 de maio de 2020.

Uma das alterações é justamente a chance de que os participantes premiados nos sorteios de julho a dezembro de 2019 (já vencidos), possam receber o prêmio.

Segundo José Humberto Holanda, coordenador do Programa Nota MT, as medidas previstas no Decreto 471, que alteram o regulamento do Nota MT, visam melhorias para todos, aprimoram o programa e beneficiam os usuários. “Esses ajustes são necessários e comprovam o nosso compromisso com a lisura e a evolução do Programa Nota MT”, aponta José Humberto Holanda.

Leia mais:   Premiados têm até segunda-feira para regularizar dados bancários

Ainda de acordo com José Humberto, muitos participantes não informam os dados cadastrais corretamente, e finalizam o cadastro sem informação da conta bancária.  “Quem deixou de colocar a conta bancária ou não apresentou Certidão Negativa de Débito com o Fisco estadual, não terá a oportunidade de receber, conforme prevê o decreto nª139/2019”, explica o coordenador do Nota MT.

Após a primeira tentativa de pagamento, se ocorrer algum erro, o sistema identifica o problema, e notifica o ganhador pelo e-mail cadastrado, pelo aplicativo e também pelo portal do Nota MT.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana