conecte-se conosco


Cáceres e Região

Alunos ocupam três escolas em MT contra projeto de PPP na Educação

Publicado

Escola Estadual Ubaldo Monteiro é a quarta unidade ocupada pelo grupo.
Eles saíram de uma das escolas, porém, após grupo se juntar ao manifesto.

 

A Escola Estadual Ubaldo Monteiro, localizada no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi ocupada por cerca de 50 estudantes na noite de quinta-feira (26). Os alunos são contrários ao projeto de parceria público-privada proposto pelo governo do estado para a gestão de 76 escolas estaduais.

Essa é a quarta unidade de ensino ocupada pelos estudantes. No entanto, a Escola Estadual Dunga Rodrigues, no bairro Jardim Maringá II, foi desocupada após um grupo, que não fazia parte do movimento, tentar depredar o patrimônio público, segundo o vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), Gabriel Henrique Silva.

Outras duas escolas estaduais naquele município seguem ocupadas pelos estudantes: aElmaz Gattas Monteiro, no bairro Ipase, e a Marlene Marques Barros, no bairro Jardim Imperial. Segundo o vice-presidente da AME, todas as ocupações seguem por tempo indeterminado e novas unidades de ensino devem ser tomadas pelos estudantes durante os próximos dias.

Leia mais:   Cartórios de Notas de Mato Grosso contabilizam recorde nos atos de transferência de bens na pandemia

“Não vamos aceitar diálogo enquanto o governo não recuar da proposta de implantação da PPP. E os estudantes estão se organizando para que novas escolas sejam ocupadas durante os próximos dias”, afirmou.

Eleições
Nesta sexta-feira (27), o governador Pedro Taques (PMDB) determinou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para que realize eleições nas escolas estaduais que estão em fase de estudo para a implantação de PPP. De acordo com o estado, serão realizadas audiências públicas e, na sequência, alunos, pais e professores das escolas é quem decidirão sobre o projeto. As datas das audiências públicas ainda não foram divulgadas.

O governador voltou a negar que o projeto vise a privatização das escolas estaduais e afirmou que o objetivo é garantir a reforma, manutenção e ampliação das unidades. Segundo o estado, a proposta de PPP contempla 76 escolas estaduais.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Pré-Matrícula Online para Educação Infantil da rede municipal de Cáceres começa nesta segunda

Publicado

Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação informa que dia 01/03/2021, (segunda-feira), iniciará o período de Pré- Matrícula Online – no caso de matrícula nova nas escolas de educação infantil – deverá ser feita, através  do  endereço eletrônico: https://crs.mt.mn.omegaeducacional.com/ no período de 01/03/2021 a 12/03/2021, disponível também no site da prefeitura.

Importante: Os pais e/ou responsáveis que não conseguirem anexar os documentos exigidos na plataforma da Pré-Matrícula Online, deverão dirigir-se a Instituição Municipal de Ensino mais próxima, e, protocolar os documentos no período determinado para realização da Pré-Matrícula Online conforme Decreto Nº 581, art. 4º, parágrafo 1º.

A divulgação das Pré-Matrículas deferidas pela Comissão de Pré-Matrícula Online, será no dia 26/03/2021, no site da prefeitura, nas Instituições de Ensino e na própria Secretaria Municipal de Educação.

O período para efetivação das Pré-Matrículas Online deferidas (Educação Infantil), será de 29/03/2021 a 09/04/2021 nas Instituições de Ensino.

Comentários Facebook
Leia mais:   Seduc prorroga prazo para distribuição dos kits alimentação escolar
Continue lendo

Cáceres e Região

Cáceres receberá vacinas para pessoas entre 80 e 89 anos

Publicado

Vacina contra Covid-19

Assessoria

Nesta quarta-feira (24/02), o Estado de Mato Grosso recebeu   mais 21 mil doses da vacina AstraZeneca, que serão destinados aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos com idade entre 85 e 89 anos.

Já na quinta-feira (25.02), foram 11,8 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e também será destinado aos grupos da primeira fase, neste caso, os idosos entre 80 e 84 anos.

O município de Cáceres, recebeu até o presente momento 2.515 doses, assim distribuídas, 186 doses em idosos 90 anos acima, e 2.070 em profissionais de saúde na linha de frente de combate ao novo coronavírus, totalizando 2.256 doses aplicadas.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Alberto Garcete, a orientação do Governo Federal é para que as novas doses sejam utilizadas como primeira aplicação. No caso da vacina AstraZeneca, o prazo para a segunda dose é de até 84 dias, e, da CoronaVac, o prazo varia entre 14 e 28 dias.

Leia mais:   Senado deve apresentar hoje texto para viabilizar auxílio emergencial

A Resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/MT “ad referendum” nº 09, de 25 de fevereiro de 2021, do Governo do Estado de Mato Grosso – Secretaria Estadual de Saúde, aprovou como prioridade da imunização da vacina AstraZeneca/Fiocruz, as pessoas de 85 a 89 anos e aos trabalhadores de saúde. Diante disso, Cáceres receberá nos próximos dias, 513 (quinhentos e treze) doses destinadas aos idosos de 85 a 89 anos, cobrindo 100 % dessa população, e, 204 (duzentos e quatro) doses para trabalhadores de saúde, 8% do total.

No caso da vacina CoronaVac (210 doses), que será enviada ao município junto com a AstraZeneca, pela Resolução CIB/MT nº 10, de 25 de fevereiro de 2021, ficou determinado que será   destinada para as pessoas com idade entre 80 e 84 anos, perfazendo um total de 24% desse público.

A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, informa que, conforme os lotes das vacinas chegarem ao município, o Plano Municipal de Imunização e a Equipe Técnica de Planejamento e Execução das Estratégias da Vacinação contra a Covid – 19, estará imunizando essas pessoas, de acordo com um planejamento previamente divulgado para a população.

Leia mais:   Volta às aulas presenciais: Conheça 3 tecnologias “anticovid” essenciais para manter a segurança das instituições de ensino

Segundo informações do Escritório Regional de Saúde, as doses do imunizante deverão chegar ao município na próxima segunda feira (01/03).

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana