conecte-se conosco


Mato Grosso

Alunos e professores apostam em limpeza para conscientizar comunidade escolar

Publicado

Alunos da Escola Estadual Ernany Mauricio Baracat de Arruda, de Várzea Grande, realizaram uma “operação de limpeza”, na Lagoa do Jacaré, localizado no bairro Cristo Rei. Foram retirados inúmeros sacos de lixo, num trabalho de conscientização coordenado pela professora de Biologia Noelma Cristina Freitas.

Os alunos mostraram aos moradores próximos da lagoa a importância de preservar o local, que antigamente era área de lazer e agora virou um depósito de lixo. O mutirão ocorreu no sábado (16.11).

Noelma Cristina explica que a escola desenvolve um projeto de educação ambiental ao trabalhar com os alunos a importância de cuidar do ambiente no qual estão inseridos. A partir da informação dos próprios alunos, a escola trabalhou o projeto, realizando a ação em prol da limpeza da lagoa.

Durante a limpeza, alguns alunos ficaram encarregados de apresentar aos moradores, músicas e declamação de poemas, chamando a atenção para que todos abracem a lagoa se preocupando com a conservação depois de limpa. Outro objetivo da ação é chamar a atenção dos órgãos públicos para a revitalização do local.

Leia mais:   Cooperação possibilita que Porto de Cáceres seja reativado em seis meses

Os alunos não mediram esforços para fazer um trabalho elogiado por todos. Para o estudante Alisson de Oliveira Barros, é necessária a revitalização da lagoa, pois com a limpeza, é preciso criar consciência dos moradores. “Não adianta limpar e depois jogar lixo novamente. Existe lixo reciclável e lixo que não é biodegradável”, assinala.  

O colega dele, Eduardo Maia, tem o mesmo entendimento, pois acredita que é preciso a participação de todos para não deixar a lagoa cheia de lixo novamente. “Nossos avós tomavam banho lá, mas de lá para cá, a situação só piorou. Isso não pode continuar”, frisa.

Quem também participou da limpeza e saiu satisfeito é o aluno Mateus Pereira dos Santos. Para ele, muito mais do que a retirada do lixo, trata-se de um trabalho de conscientização. “É um momento importante para a região, pois os próprios moradores foram beneficiados. “Um momento importante, com certeza”.

“O que já foi uma área de lazer hoje se transformou num depósito de lixo, de esgoto, um monte de mau-cheiro. No período da chuva, vem a inundação que invadem as casas próximas. Por isso, resolvemos fazer a ação que teve a participação do toda a escola. Todos abraçaram a causal”, comemora a professora Noelma.

Leia mais:   Três pessoas são conduzidas para delegacia por pesca ilegal

O diretor Valter Benedito da Silva destaca que foi uma aula proveitosa e os alunos tiveram um excelente aprendizado. “Tão bom que a repercussão na escola foi a melhor possível e que chegou aos lares de nossos alunos”.  

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Economia agrícola de Mato Grosso cresce e volta a ser a maior do país

Publicado

Mato Grosso é destaque nacional e internacional na agropecuária e, em 2019, assume novamente o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção (VBP) superando o Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado arrecadou 30% a mais que São Paulo – o VBP mato-grossense foi de R$ 101,8 bilhões, enquanto o segundo arrecadou R$ 78,1 bilhões.

O VBP é a soma de tudo o que foi arrecadado com a produção no Estado. Em Mato Grosso, o destaque é para a soja, com 46,19% da composição do VPB, seguido do algodão (33%) e do milho (16,12%).

“Mato Grosso se destaca principalmente porque a agropecuária é a aptidão do Estado. Há anos, o setor vem se organizando e usando a tecnologia e modelos de gestão a seu favor. O Governo do Estado colabora buscando desburocratizar, modernizar e trabalhar as demandas do setor, como infraestrutura e conectividade”, afirma Walter Valverde, secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O Estado havia perdido posições nos últimos dois anos. De acordo com Sérgio Leal, coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Sedec, os preços externos foram responsáveis por esta oscilação. “Nossos produtos são quase todos vendidos em dólar. Então, se cai o dólar, o VBP também diminui”, explica.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Número de atendimentos representa confiança das vítimas em buscar auxílio
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar flagra suspeitos com 29 exemplares de pescado irregular

Publicado

Policiais militares de Poconé (a 104 km de Cuiabá) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (17.01) 29 exemplares de peixes de espécies variadas. Três suspeitos serão investigados por pesca predatória.

Os policiais estavam em ronda no município e avistaram um Fiat Uno branco em alta velocidade. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu o veículo contra uma árvore.

Três homens estavam dentro do veículo e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Posteriormente, os suspeitos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, devido a gravidade dos ferimentos.

Dentro do carro os policiais encontraram 10 pintados, 11 jaús, três cacharas e cinco pacus, todos sem cabeça.

O motorista não tinha habilitação e nem documentos do veículo.

Serviço 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Número de atendimentos representa confiança das vítimas em buscar auxílio
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana