conecte-se conosco


Cáceres e Região

Alunos da Escola Onze de Março,estão sem conseguir assistir aula por falta de transporte

Publicado

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Cáceres, Arineia Graciela Ardaia, duas instituições chamaram a atenção do órgão recentemente.

A Seduc diz que o estado é responsável pelo transporte dos alunos que moram na zona rural. Já os que moram na cidade devem ser levados e trazidos com recursos da prefeitura.

Alunos da Escola Estadual Onze de Março, em Cáceres, não estão conseguindo assistir aulas depois que foram transferidos para outro prédio após uma cratera ser aberta em abril deste ano no antigo local onde funcionava a unidade escolar.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a escola esteve sem aulas num período correspondente a 45 dias letivos, sendo 42 por conta da greve dos profissionais da educação.

Na ocasião da mudança de prédio, a Prefeitura de Cáceres se prontificou a fazer o transporte escolar levando os estudantes até o novo prédio.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirmou que tem uma reunião agendada com o governador Mauro Mendes (DEM) para esta sexta-feira (16), quando pretende tratar do assunto. Segundo ele, o município não tem condições financeiras de bancar o transporte dos alunos.

O pai de um dos alunos, Sérgio Ortiz, explica que o novo prédio fica a cerca de 4 km do antigo local e que, para chegar à escola, os alunos agora precisam atravessar a BR-070. Antes, quando os alunos tinham aula no prédio onde a cratera foi aberta, segundo Sérgio, a maioria ia de bicicleta para a unidade escolar. Agora, no entanto, precisam de um ônibus.

Já a Seduc diz que o estado é responsável pelo transporte dos alunos que moram na zona rural. Já os que moram na cidade devem ser levados e trazidos com recursos da prefeitura.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Prefeitura realiza o maior encontro das mulheres rurais de Cáceres

Publicado

A Prefeitura de Cáceres através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e a Empresa Mato-Grossense De Pesquisa, Assistência E Extensão Rural (Empaer), realizaram neste último sábado, 14, de setembro, o 6º Encontro de Mulheres Rurais do município de Cáceres. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Maria Sofhia Leite, na Sicmatur.

Mais de 1.000 mulheres rurais participaram do evento oferecido para homenageá – las com palestras, almoço com boi no rolete, baile, sorteio de brindes e roda de conversas entre mulheres.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, disse que a mulheres rurais buscam realizar os seus sonhos de empreender para que a sua família tenha o conforto necessário e viva da produção local, sem que seus filhos tenham que vir em busca de oportunidades de emprego na cidade e se ausentem da família. “Vocês merecem ser reconhecidas e homenageadas todos os dias. Parabéns mulheres que amam a terra e trabalham na produção de produtos agroextrativistas”.

A vice prefeita Eliene Liberato contou que sente uma alegria muito grande em ver um evento dessa dimensão. “É possível sentir a força que a mulher rural tem. A Gestão vem trabalhando para oferecer ações que empodere essas mulheres que são empreendedora nata, desde pequena assumem multitarefas, realizando inúmeras atividades e calculando cada centavo para não faltar nada para sua família”.

Leia mais:   Grupo Cometa inaugura sua 4ª Concessionária da marca Hyundai na cidade de Tangará da Serra

O secretário de Agricultura, Junior Trindade, explicou que a Gestão oferece em parceria com a Empaer, Unemat, Ifmt e outros órgão oportunidades para que as mulheres rurais ganhem dinheiro, com o que o elas sabem fazer desde pequenas, o biscoito, polpa de fruta e tantas outras coisas, que podem ser vendidas para a Prefeitura inserir na merenda escolar, exposição e vendas em feiras com no FIPE, na Expocáceres. “Hoje quero agradecer a todos que apoiaram o evento fazendo dele o melhor encontro das mulheres rurais que já aconteceu em Cáceres e parabenizar a todas essas mulheres que transformam as dificuldades do trabalho no em oportunidades. Essa grande festa é a minha maneira de agradecer à todas vocês”, Agradeceu Junior.

A extensionista social da Empaer, Elicinéia Aparecida Fortes, contou que é uma grande alegria reunir todas as mulheres em um dia especial. “Estou muito feliz em ver as nossas mulheres sendo homenageadas”.

A produtora Rural Lucinda Gomes, fez várias sugestões de novos cursos para sua comunidade e disse que nunca imaginou um evento dessa grandiosidade. “Eu estou amando esse dia em nossa homenagem, obrigada prefeito e todos que ajudaram”.

Leia mais:   Saques de até R$ 500 do FGTS começam nesta sexta-feira

Veja link das fotos: http://bit.ly/2mhDDLf

http://bit.ly/2lWvdsM

[http://Prefeitura%20realiza%20o%20maior%20encontro%20das%20mulheres%20rurais%20de%20C%C3%A1ceres/]http://Prefeitura realiza o maior encontro das mulheres rurais de Cáceres

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Calor de 40º e baixa probabilidade de chuva marcam semana em MT

Publicado

A terceira semana de setembro continua marcada pelo forte calor em Cuiabá. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), os termômetros desta segunda-feira (16) têm máxima de 40º, assim como boa parte da semana.

Ainda conforme as informações do CPTEC, apenas na quinta-feira (19) e domingo (22) é que a temperatura cai um grau, chegando a 39º. O calor não dá trégua e a temperatura máxima permeia todo o resto da semana. A temperatura mínima fica entre 24º e 28º.

Leia também – Festa de Santa Cruz mantém tradição e religiosidade da comunidade de Souza Lima

O clima permanece estável e a chuva também parece que vai demorar mais um pouco para cair. A probabilidade fica entre 5% e 0%.

Apesar do forte calor, a umidade sobe para 65% na quinta-feira. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não há avisos de onda de calor e atenção para Mato Grosso.

Interior

Em Cáceres (22k km a Oeste de Cuiabá), a temperatura máxima nesta segunda-feira chega a 41º. Tida como um dos municípios sob maior foco de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Cáceres pode registrar 44º na terça-feira (17).

Leia mais:   Prefeitura realiza o 6º Encontro de Mulheres Rurais

Ao longo da semana, a temperatura mínima é de 27º a 31º, com muito sol e umidade por volta de 60%.

A temperatura mínima nesta segunda-feira chega a 16º, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). Entretanto, o termômetro também registra 39º, com clima claro e com névoa.

A temperatura máxima varia pouco, entre 42º a 43º pela semana, com umidade por volta de 50%.

Já em Sinop (500 km ao Norte), o clima parcialmente nublado predomina, e a temperatura máxima alcança os 42º nesta segunda-feira. Ao longo da semana, permanece estável em 38º, com umidade relativa em 64%.

GD

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana