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Alunos conhecem objetos dos tempos da escravidão em aula de campo em Poconé

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Alunos do 6º ano da Escola Estadual Antonio João Ribeiro, localizada no município de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) realizaram uma visita in loco na residência da moradora Maria da Piedade, conhecida como Casa da Vovó Bem, que preserva peças antigas. A visita, ocorrida na última sexta-feira (04.10), faz parte do Projeto “Prática de Leitura e Escrita no Contexto Escolar”, uma atividade interdisciplinar das professoras Lucimar Gonçalves Rondon (geografia) e Zilmaira Regina (história).

Na oportunidade os alunos puderam vivenciar, na prática, a história da cultura local, como por exemplo, conhecer algumas relíquias deixadas pelos escravos e seus proprietários.

Conforme as professoras, o foco da ação é conhecer a história local, o trabalho servil e a antiguidade do século XIX da cidade. A ideia do projeto é compreender os períodos do tempo e relaciona-los, de acordo com critérios de austeridade, posterioridade e simultaneidade.

“Para isso, programamos uma aula de campo, na Casa da Vovó Bem que fica perto da escola. Na aula, os alunos vivenciaram a história contada sobre a cultura local. A história da praça da Igreja Matriz da cidade e sua transformação ao longo do tempo, contada pela Vovó Bem deixou os alunos empolgados”, destacam as professoras.

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A aluna Mirele Duarte do Prado aprovou a aula. No entendimento dela, foi uma aula diferenciada e conheceu a história de Poconé.

“Gostei de tudo o que Vovó Bem nos mostrou, mas especialmente da banheira de pedra, construída pelos escravos e utilizados pelos ricos, donos de terras da região”, assinala.

A colega dela, a aluna Heloísa Mendes da Silva, também ficou satisfeita com a aula, pois vivenciou atividades de história e também geografia. “O que me chamou a atenção foi a bateia usada pelos garimpeiros de antigamente. As fotos dos carros de bois e da praça da Igreja Matriz é um registro da nossa história. Muito boa mesmo essa aula”, comemora.

As professoras também saíram satisfeitas com o resultado da aula de campo, pois os alunos conheceram com uma moradora aqui que estudaram em sala. “Foi um grande aprendizado. É o resultado de nosso trabalho de intervenção”, explicam.

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Governo de MT lança editais para apoiar pesquisas nas áreas de educação e incentivar ingresso de mulheres na ciência

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A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulgaram dois editais, que somam R$ 3,7 milhões em investimentos em pesquisas nas áreas de educação e de incentivo a projetos conduzidos por mulheres.

O edital “Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra” busca apoiar projeto de pesquisa e aumentar a presença de mulheres estudantes de graduação, ensino médio ou fundamental nessas áreas. 

Já o edital do “Programa Pesquisa e Inovação na Escola – PIE” tem o objetivo de despertar nos professores e estudantes da rede estadual de ensino a vocação para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, visando a evolução do sistema pedagógico e implantação da Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. 

O edital irá apoiar até 100 projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica conduzidos por professores e alunos de escolas públicas estaduais e municipais de Mato Grosso.

Para participar, os projetos devem ser liderados por professores com vínculo empregatício (estatutário ou celetista) com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ou com a Secretaria Municipal de Educação de municípios do estado. Cada proposta terá um prazo máximo de execução de 12 meses, a partir da assinatura do termo de concessão do auxílio.

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O investimento para este edital é de R$ 1.911.000,00, permitindo que cada projeto seja contemplado com até R$ 19.110,00, a ser pago em parcela única.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, esse investimento do Governo de Mato Grosso fortalece a diversidade e a excelência na pesquisa, trazendo benefícios para toda comunidade.

“Essa iniciativa representa uma oportunidade para impulsionar o avanço da ciência em nosso Estado, contando com a participação ativa de nossos professores e alunos das escolas públicas. Ao mesmo tempo, ela promove e amplia as oportunidades para as pesquisadoras mulheres, que já estão fazendo contribuições excepcionais por meio de pesquisas de alto nível, com um impacto significativo em nossa sociedade”, pontuou.

O presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, afirmou que os editais representam o esforço da Fapemat para democratizar a pesquisa e inovação em Mato Grosso.

O presidente da Fapemat ainda destacou a significativa oportunidade que o edital trará para os professores e estudantes de Mato Grosso.  “O edital de pesquisa e inovação na escola permitirá a inclusão de alunos e professores do ensino fundamental e médio de todo estado no maravilhoso ambiente de pesquisa e inovação”, reforçou.

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Marcos de Sá observou que a participação ativa de pesquisadoras mulheres representa um avanço significativo para o campo das exatas. “O edital ‘Mulheres e Meninas’ visa incentivar a presença feminina – desde doutoras até alunas do ensino médio e graduação – nas áreas de computação, engenharias e exatas. Esses setores não só oferecem boas remunerações, mas também sofrem com a escassez de profissionais qualificados”.

Para obter todas as informações detalhadas sobre os editais, incluindo critérios, prazos de inscrição e documentação necessária, é só acessar AQUI ou nos documentos em anexo abaixo. 

Fonte: Governo MT – MT

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Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta terça-feira (16.04), a lista da 2ª chamada de estudantes classificados para o Programa de Intercâmbio MT no Mundo. Os suplentes convocados têm até sexta-feira (19) para entregar, na unidade em que estudam, os documentos exigidos no edital do programa.

Ao todo, oito participantes que haviam sido selecionados anteriormente foram substituídos. Esses participantes ou preencheram o anexo XIII (termo de desistência inicial) ou falharam em confirmar seus dados dentro dos prazos estipulados, sendo, portanto, considerados desistentes.

As Diretorias Regionais de Educação (DRE) têm até sexta-feira (19) para encaminhar os arquivos dos novos selecionados para a Seduc. A partir do dia 20, próxima segunda-feira, começam os trâmites para emissão dos passaportes.

Os convocados nesta 2ª chamada são dos municípios de Cocalinho, Cáceres, Vila Rica, Cuiabá, Primavera do Leste, Colíder, Tangará da Serra e Várzea Grande. Eles terão a oportunidade de participar do grupo de 100 estudantes que vão passar 21 dias na Inglaterra, em um curso de imersão na Língua Inglesa.

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Para a viagem, com data a ser definida pela Seduc, os estudantes serão divididos em 7 grupos, cada um acompanhado por dois monitores da Seduc. As escolas que receberão os estudantes na Inglaterra estão preparadas para oferecer uma estrutura adequada de acolhimento e de estudo.

Em 2023, os estudantes que participaram da 1ª edição foram divididos em grupos nas cidades de Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge. No entanto, o programa poderá incluir outras cidades no roteiro.

Durante a estadia, cada estudante receberá ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Governo de Mato Grosso vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem, incluindo deslocamento, alimentação, hospedagem e certificado internacional de vacinação.

Investimento

O programa de intercâmbio MT no Mundo já recebeu investimentos de R$ 10,7 milhões e faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos, que busca colocar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.

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Acesse aqui a lista da 2ª chamada de estudantes.

Fonte: Governo MT – MT

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