conecte-se conosco


Política

ALMT retoma sessões ordinárias no Plenário das Deliberações

Publicado

Foto: Fablício Rodrigues

/

Secretaria de Comunicação Social

Depois de duas semanas afastados das sessões ordinárias no Plenário das Deliberações Renê Barbour, os deputados estaduais voltam a se reunir no local, na terça-feira (12), para mais uma semana de trabalho. Além das sessões, os deputados participam de reuniões das comissões permanentes e de audiências públicas.

As sessões no plenário foram transferidas para a sala de reuniões do Colégio de Líderes – Presidência – antes do Carnaval, em função de o sistema de áudio e do painel eletrônico terem sofrido panes elétricas. No local, toda semana são realizadas quatro sessões ordinárias.

Veja a programação para esta semana da Assembleia Legislativa:

Segunda-feira (11)

Das 8h30 às 9h30, a pedido do deputado João Batista (Pros), a Assembleia Legislativa realiza uma reunião para debater a regulamentação das cantinas no Sistema Prisional em Mato Grosso. A reunião está marcada para a o auditório Milton Figueiredo.

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8), a Assembleia Legislativa realiza, às 14h30, audiência pública para debater questões da mulher na sociedade atual. O debate, que acontecerá no auditório Milton Figueiredo, foi proposto pelo deputado Valdir Barranco (PT) e pela deputada Janaína Riva (MDB).

Outra homenagem da Assembleia Legislativa às mulheres, proposta pelo deputado Paulo Araújo (PP), está marcada para as 19 horas. Dessa vez será realizada uma sessão plenária especial. As homenagens às mulheres estão marcadas para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Leia mais:   Delegado Claudinei atende sete municípios de MT com viaturas cedidas pela Sesp

Terça-feira (12)

Às 14 horas, os deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação realizam a 1ª reunião ordinária da CCJR. Na pauta de discussão, a Ordem do Dia conta com 24 proposições para serem discutidas e analisadas. Desse total: vetos, 12; projeto de resolução, 1; projeto de lei complementar, 1 e projeto de lei, 10. A reunião será na sala das comissões 201.

Já às 16 horas, os deputados que compõem a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte devem realizar uma reunião para a instalação e a eleição do presidente e do vice-presidente. A reunião está marcada para a sala das comissões 202.

Às 17 horas, horário regimental, os deputados realizam a primeira sessão ordinária da semana. A sessão será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quarta-feira (13)

Às 8 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, os deputado voltam  a se reunir para a sessão ordinária.

Às 14 horas, a Sala da Mulher realiza, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa, o Seminário Feminicídio. Para participar do evento, os interessados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades filantrópicas.  

Na sala das comissões 201, às 14 horas, os deputados da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária estarão reunidos para debater e votar as proposições em tramitação no Parlamento estadual.

Leia mais:   Delegado Claudinei investe R$ 350 mil para a aquisição de novas carteiras funcionais aos servidores da PJC

Já a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, que aconteceria às 14 horas, na sala das comissões 202, foi adiada para a próxima semana, no dia 19.

Outra reunião confirmada para as 16 horas é da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso. Ela acontece na sala das comissões 201.

Na sala 202, também às 16 horas, a reunião é com os deputados da Comissão da Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regulamentação Fundiária.

A partir das 17 horas, horário regimental, os deputados realizam mais uma sessão ordinária. Ela será realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quinta-feira (14)

Às 8 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, os deputados realizam a última sessão ordinária da semana.

Já às 14 horas, a Assembleia Legislativa – por intermédio do deputado Wilson Santos (PSDB) – realiza audiência pública para debater o desenvolvimento industrial em Mato Grosso. O debate será no auditório Milton Figueiredo.

Sexta-feira (15)

O deputado João Batista (Pros) realiza, às 16 horas, no auditório da nova sede do Procon/MT – rua Baltazar Navarros, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, a entrega de moção de aplausos, em homenagem ao Dia do Consumidor, a diversas pessoas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento e o crescimento do estado.

Comentários Facebook

Política

Governo garante estudo de viabilidade de UTI’s em Pontes e Lacerda

Publicado

Governador garantiu estudo de viabilidade para UTI's em Pontes e Lacerda.

Foto: Raul Bradock

Após reunião convocada pelo deputado Valmir Moretto (Republicanos), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes se comprometeu a fazer um estudo de viabilidade para a construção de leitos de UTI’s na Santa Casa da cidade de Pontes e Lacerda. O estudo será feito por uma equipe técnica a cargo da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na reunião, que aconteceu na terça-feira (26), ficou acordado que, caso os leitos sejam construídos, precisam ser definitivos, a exemplo do que aconteceu no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e no Hospital Regional de Cáceres – daí a necessidade de um estudo detalhado.

O governador Mauro Mendes disse que o estudo é necessário pois existem regras do Ministério da Saúde que precisam serem cumpridas para que a obra se mantenha.

“O governo é sensível a isso, entende essa reivindicação e estamos trabalhando para que isso aconteça. Eu não vou tomar medidas irresponsáveis que não parem de pé em médio e longo prazo. O estudo técnico e consistente será feito, e se provar que realmente tem viabilidade, será feita as UTI’s. Isso trará resultados positivos para região e para Mato Grosso”, afirmou o governador.

Leia mais:   Governo autoriza licitação para manutenção da rodovia MT- 208

O deputado Valmir Morettto disse que ficou feliz com a decisão do governador em querer fazer o estudo e acredita que a cidade, por ser polo da região oeste, atende todas as condições necessárias.

Reunião aconteceu no Palácio Paiaguás à convite do deputado Valmir Moretto.

Foto: Raul Bradock

“Temos que ter esse estudo porque não estamos construindo UTI só para atender os casos de Covid-19, nosso sonho são unidades definitivas. O governo se posicionou favorável, tendo condições, será parceiro e vai por as unidades. Conheço Pontes e Lacerda e sei do potencial da região. Estamos falando de vidas, de pessoas e de muitas responsabilidades. Não tenho dúvidas de que esse estudo será viável”, afirmou Moretto após a reunião.

Pontes e Lacerda é cidade polo da região oeste e ponto de apoio para outros municípios, englobando a quantidade de 115 mil habitantes.  As novas UTI’s seriam implantadas no Hospital Santa Casa Vale do Guaporé. No primeiro momento atenderia a população em relação ao avanço do coronavírus (Covid-19) e depois ficaria em benefício da população.

Leia mais:   Lei obriga campanha educativa antidrogas em shows e eventos culturais

Além Mauro Mendes e o deputado Valmir Moretto, participaram da reunião os prefeitos Alcino Barcelos, de Pontes e Lacerda e o prefeito Geraldo Martins do Vale de São Domingos. Também estavam presentes representante do deputado dr. Gimenez e o presidente da Santa Casa, José Paulo Adriano.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Governo de MT mantém cronograma após indicação de João Batista

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O governador Mauro Mendes (DEM), em evento na última segunda-feira (25), divulgou que o Poder Executivo irá manter o cronograma e realizar o primeiro deposito do décimo terceiro salário dos servidores no dia 30 de junho. A informação vai ao encontro da indicação n.° 1156/2020, de autoria do deputado João Batista (PROS), que mostrava a necessidade de antecipar o pagamento do beneficio dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado.

“Ainda estávamos nos primeiros estágios do coronavírus quando apesentei a indicação. Fico feliz em saber que o nosso Estado irá cumprir o cronograma e honrar os pagamentos. Em tempos de pandemia, este será um auxilio para o sustento da família de muitos servidores”, disse João Batista.

De acordo com o calendário, o 13º salário do servidor efetivo será pago em duas parcelas. A primeira, no dia 30 de junho de 2020, que corresponderá a 40% do valor do 13º. Já a quitação, com a segunda parcela, de 60%, será no dia 18 de dezembro de 2020. Para os servidores comissionados, o pagamento será em parcela única, no dia 18 de dezembro.

Leia mais:   Delegado Claudinei atende sete municípios de MT com viaturas cedidas pela Sesp

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana