conecte-se conosco


Esportes

Acice abre inscrição para 5° corrida de rua

Publicado

A Associação Cacerense de Inclusão a Cultura e Esporte abriu esta semana as inscrições para a 5ª edição da Corrida de Rua da Acice 2019, que será realizada no dia 01 de Dezembro com um percurso de 08 km.
Assim, como ocorreu nas edições anteriores, a corrida terá largada e chegada na praça da Cohab Nova e o trajeto será o mesmo das edições anteriores.
 A camiseta terá um custo de R$ 25,00. e poderá ser paga na Academia “LET’S FIT”, na avenida Tancredo Neves nº 2064 – Cohab Nova até o dia 10/11/2019 prazo final para inscrição.   De acordo com a diretoria da ACICE, a entrega da camiseta e do número de peito será na semana da corrida, em local a ser divulgado pela coordenação do evento. Haverá ainda a Corrida Mirim para crianças até 12 anos e a Caminhada da 3ª Idade.
LINK PARA INSCRIÇÃO:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6XHd2wyx0Lgs8M35EFcMWmwTT0sJsSHMVpGzjZOjjP3iigw/viewform

MAIS INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DE ESPORTES  COM “MARÇÃO”   99989-6646.
Comentários Facebook
Leia mais:   “Diálogos Hidroviáveis” debate a importância das hidrovias para Mato Grosso

Destaque

Comitê Paralímpico Brasileiro e Unemat realizam curso de capacitação em Cáceres

Publicado

Treinadores das seleções paralímpicas brasileira de Goalball, para atletismo, voleibol sentado e futebol de 5 estão em Cáceres ministrando o 1º Curso de Capacitação em Educação Paralímpica. O evento reúne 140 participantes entre acadêmicos de graduação, professores da rede pública de ensino, gestores de esporte e lazer.

O objetivo do curso promovido em parceria pela Universidade do Estado de Mato Grosso com o Comitê Paralímpicos Brasileiro é promover a formação e a qualificação de profissionais para atuar no esporte paraolímpico.

O treinador da seleção paralímpica de voleibol sentado, Celio Mediato, destaca que nos últimos anos o interesse dos municípios pelos esportes paralímpicos tem crescido. “Isso é muito importante, porque estamos capacitando profissionais que serão agentes multiplicadores das modalidades paralímpicas. Nós sabemos que muitas crianças e deficientes ainda estão dentro de suas casas, até por preconceito das famílias e com esse processo queremos atingir o máximo de pessoas e promover nas escolas o que chamamos de inclusão inversa, que é quando o aluno não deficiente tem a chance de saber e viver na prática as dificuldades dos deficientes de forma a sensibiliza-los e a humanizar a relação entre deficientes e não deficientes”, afirmou.

Para a professora da rede pública de ensino, Leila Maira Borré, que assumiu a função de professora de Educação Física na rede estadual de ensino e atua na escola Gabriel Pinto de Arruda em Cáceres, esse curso vem atender os desejos de qualificação. “Com as alterações legais nossos currículos contemplam os esportes paralímpicos como conteúdo específico para as séries do ensino fundamental II e saber mais dessas modalidades possibilita que os alunos interajam e se interessem de forma a reconhecer as oportunidades que possuem. De 10 turmas que tenho em sete tenho alunos com alguma deficiência, e esse curso possibilita que possamos planejar o desenvolvimento das aulas de forma a promover um processo inclusivo”, diz.

Leia mais:   Estado faz obras em 6 rodovias e beneficia 200 mil pessoas

A acadêmica de Educação Física da Unemat, Ana Paula Cuiabano Gomes, de 22 anos, entrou na graduação com uma motivação a mais. Ela tem um filho com paralisia cerebral, que tem três anos, e entende que a educação física traz novas motivações para as pessoas com deficiência de modo a superar as dificuldades. “Juntamente com outras mães em Cáceres, muitas vezes os professores nos procuram e nos dizem não saber como lidar com nossas crianças, então esse curso é uma forma de capacitar esses profissionais” relata.

Para o professor da Unemat, e coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício, Riller Reverdito da Silva a intenção é que esse primeiro curso sirva como aproximação da Unemat com o Comitê Paralímpico a fim de promover outros eventos e ações em conjunto visando a formação continuada dos professores. “Esse curso nasceu de uma demanda apresentada nas pesquisas e atividades do centro e acredito que este é o inicio de uma parceria muito promissora”.

O curso começou nesta segunda-feira (14) com a parte teórica sobre os pressupostos da Educação Paralímpica ministrada pelo coordenador de Educação Paralímpico Brasileiro Davi Farias Costa e pela professora Afonsa Janaína da Silva, e a parte prática da oficina que segue até essa quarta-feira (16) os professores: Alex Sabino (para atletismo), Antônio Bahia (Futebol de 5), Celio Mediato (voleibol sentado) e Nagila Zambonatto (Goalball).

Leia mais:   “Diálogos Hidroviáveis” debate a importância das hidrovias para Mato Grosso

Organização: Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Física (Cipeef), Universidade do Estado de Mato Grosso, Rede Cedes Mato Grosso, Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte, Educação Paralímpica e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Apoio: Secretaria Ajunta de Esporte e Lazer, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Cáceres e Colégio Salesiano Santa Maria.

por Lygia Lima

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

3ª Copa Comércio de Futsal conhece os finalistas nesta quinta (22)

Publicado

A 3ª Copa Comércio de Futsal, organizada por Marcelo Santana – Cáceres Futsal e a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está chegando ao final.  O evento que começou com 13 equipes participantes, foi se afunilando e já está nas semifinais.

Nesta quinta-feira (22), acontecem no Ginásio de Esportes Didi Profeta, os Jogos de volta dos semifinalistas, Farmácia Economize x Vigilantes e Franjinha x Vendedores.

No jogo de ida a Farmácia Economize venceu por apenas um a zero. No jogo de quinta, às 20 horas, os Vigilantes dizem que farão jus ao nome e prometem entrar vigilantes e realizar uma boa partida. Já a Farmácia Economize disse que no futebol não vão economizar e  garantem que farão de tudo para repetir a vitória e estar na final da Copa.

Na segunda partida da noite, que acontece às 21 horas, sai o outro finalista.  Franjinha x Vendedores. No primeiro confronto entre as duas equipes, Franjinha venceu por um placar elástico 9 x 5. Os pupilos de Franjinha dizem que já acharam a porta do gol e vão fazer de tudo para deixar ela aberta. Por outro lado os Vendedores, dizem que não vão vender nada e sim honrar o nome da equipe e tentar reverter o resultado, podendo ser uma surpresa na final. “No futebol o jogo só acaba quando o juiz apita. Somos vendedores e vencedores”, garantem.

Leia mais:   Polícia Civil abre processo seletivo para analista de sistemas com salário de R$ 6,1 mil

É neste clima de disputa sadia, que os organizadores convidam os amantes do futsal para prestigiarem esta rodada, que com certeza será eletrizante.

Segundo Marcelo Santana, a Copa começou com jogos emocionantes e muita animação. “Iniciaram a competição Todimo, Vendedores, Farmácia Economize, Mercado Popular, Lanches e Cia, STS, Contatos Comunicação Visual, Franjinha, Vigilantes, Incoeste, Cáceres Florestal, 2º BFron e Ansef (Polícia Federal). “Agora só restam quatro”.

Marcelo explica que a cada ano o evento prestigia uma personalidade que contribui com o futsal cacerense.  “Este ano estamos homenageando o Vicente Ortiz, uma pessoa que há vários anos vem ajudando o futsal e contribuindo com equipes. Uma homenagem justa a este grande parceiro. “Troféu Vicente Ortiz”.

Santana observa que a Copa Comerciário não tem fins lucrativos e nem patrocinadores. “É pelo amor ao esporte. Todos os recursos vindos das inscrições são revertidos a premiação da competição.

Ele conta que o este ano o campeão vai receber, além do troféu, um mil e seiscentos reais. O vice-campeão mil reais e o terceiro colocado 400 reais.

Leia mais:   “Diálogos Hidroviáveis” debate a importância das hidrovias para Mato Grosso

Marcelo reconhece o empenho e a parceria da secretaria de esportes de Cáceres. “A Eliane não mediu esforços para nos ajudar. Só tenho a agradecer”.

A Secretária de Esportes Eliane Batista, destaca a importância do Futsal de Cáceres no cenário esportivo mato-grossense e avalia a competição como uma forma de manter ativa a modalidade, de oportunizar o cumprimento do calendário esportivo de eventos e a possibilidade de ver revelados novos talentos para o futebol de quadra. “Realmente uma grande realização”, finalizou Eliane.

Colaborou: Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana