conecte-se conosco


Cáceres e Região

ABRAÇO PELA EDUCAÇÃO – IFMT Cáceres realiza ato em defesa da educação e contrário a bloqueio no orçamento

Publicado

Em Cáceres-MT, a comunidade interna do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na manhã desta segunda-feira (13.05) ato em defesa da educação profissional. A ação envolvendo discentes, servidoras e servidores do campus integra a mobilização nacional proposta pelas instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica diante do bloqueio de crédito orçamentário anunciado, no fim de abril, pelo Governo Federal.

Durante o ato foi lida a Nota Oficial do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) sobre o bloqueio do orçamento e a Nota do IFMT à Comunidade, assinada pelo reitor da instituição, professor Willian Silva de Paula, com os números e o cenário do impacto negativo do bloqueio do orçamento para Mato Grosso.

“Nós estamos aqui para unir forças e, nesse ato institucional, fortalecer a rede com a sensibilização e informações à comunidade sobre os impactos que esse bloqueio pode acarretar a nossa educação”, explicou o diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva, ao contextualizar as dificuldades já sofridas pela unidade com a diminuição do orçamento desde 2017 que acarretou para o campus redução em serviços como o de segurança e de pessoal de apoio. Caso vigore o bloqueio, a unidade perderá mais de 30% do orçamento deste ano com graves consequências para o seu funcionamento.

Leia mais:   Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá

“Não queremos alarmar a comunidade, mas temos responsabilidades com estudantes, familiares e sociedade e precisamos sensibilizá-los e apresentarmos o cenário que estamos vivemos. Não podemos aceitar isso”, afirma o diretor.

No final do ato foi registrado o apelo da comunidade no Abraço pela Educação e o espaço aberto para a representação sindical dos servidores e servidoras do campus também apresentar agenda de mobilização contrária ao bloqueio dos recursos.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Primeiro exame para covid-19 em Adriano Silva dá negativo

Publicado

Assessoria

O primeiro resultado do exame para covid-19 feito nas amostras de Adriano Silva deu negativo. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso faleceu na noite desta quarta-feira (3), em Cuiabá, após uma série de paradas cardiorrespiratórias. Adriano apresentava sintomas da covid-19 desde o domingo (1).

Ao GD, um familiar de Adriano informou que esse é apenas o primeiro laudo e que uma contraprova é aguardada. Para este primeiro exame, requisitado pelo Hospital São Luiz, em Cáceres, onde Adriano estava inicialmente internado, as amostras biológicas de Adriano foram coletadas na segunda (2).

O exame foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) pelo método RT-PCR em tempo real, considerado o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção por coronavírus, sendo o método de referência no Brasil para confirmar covid-19.

Adriano foi transferido de Cáceres, onde estava internado, para a clínica Femina na capital. Professor do curso de Direito da Unemat e ex-reitor da instituição, ele contou em uma rede social no dia 1º que passou mal e procurou um médico que o recomendou a internação. Na quarta, Adriano teve complicações pulmonares, foi entubado e transferido para Cuiabá.

Leia mais:   OMS decide retomar pesquisas com cloroquina

Por volta das 20h47, o governo de Mato Grosso confirmou a morte do presidente da Fapemat.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Em mensagem de despedida, Marcinho diz que Adriano deixa um legado de idealismo e perseverança

Publicado

A partida prematura do nosso amigo e companheiro Adriano Silva irá proporcionar uma lacuna, não impossível, mas muito difícil de ser preenchida nos meios socais, familiares e políticos, em Cáceres.

Idealista, o professor e ex-reitor da nossa Unemat, Adriano deixa ao povo mato-grossense, um legado de homem público honesto e justo.

A população, as autoridades, mas principalmente, a comunidade acadêmica, certamente, reconhecerá, para sempre, a realização do seu grande sonho de tornar realidade os cursos de Direito e Medicina da instituição.

Mas, não foram só isso, Adriano será lembrado pela sua perseverança, nos meios políticos. O desejo de ajudar no desenvolvimento de sua cidade natal, fez com que ele pleiteasse galgar passos largos no cenário político.

Embora, não tenha obtido sucesso, nos pleitos que disputou, Adriano jamais desistiu em se perseverar. A sua bandeira era estar presente; era somar; era defender os interesses de Cáceres.

O povo mato-grossense, mas, em especial, o cacerense, o terá para sempre no coração e na memória como um grande homem, pai, companheiro, profissional e amigo.

Leia mais:   Estado atende apelo de família e corpo de Adriano chega à Cáceres 10h

Que Deus conforte a família.

Marcinho Lacerda!

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana