conecte-se conosco


Esportes

Abertura da Copa América terá 10 minutos de duração e muita tecnologia

Publicado

Na festa 12 crianças representarão os países participantes do torneio

Com 400 pessoas em cena, 100 músicos e muita tecnologia, a cerimônia de abertura da Copa América vai mostrar o sonho de 12 crianças, cada uma representando um dos países que participarão da competição. Segundo os organizadores da Copa, a história das crianças será contada em duas partes: a primeira, no início, e a segunda, no encerramento da cerimônia, que terá início as 21h10 de sexta-feira (14), no estádio do Morumbi, em São Paulo.

“É a primeira vez, em grandes eventos, que a gente conta [uma história] neste formato [dividida em duas partes]. Desta vez, o Brasil, como anfitrião, convida toda a América do Sul para contar uma história juntos. Os protagonistas serão os 12 países juntos, com os dois convidados [Japão e Catar]”, disse o diretor artístico da cerimônia, Edson Erdmann. “A plateia do estádio vai participar e vai contar a história junto”, ressaltou.

Erdmann lembrou que os espetáculos que abriram a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, contaram a história do Brasil. “Agora teremos ancestrais de todos os países convidados e vamos contar a história da América do Sul”, afirmou.

Durante a cerimônia será cantada a música-tema da Copa América deste ano, Vibra Continente, escrita por Rafinha RSQ, Léo Santana, Karol G e Ovy On the Drums. A canção, que será interpretada por Léo Santana e pela colombiana Karol G, mistura o swing latino e o funk.

A organização ainda não sabe quantos chefes de Estado vão participar do jogo de abertura da Copa América, entre Brasil e Bolívia. Até este momento, apenas o presidente Jair Bolsonaro e o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Thani, confirmaram presença.

Das 12 seleções que vão participar do evento, oito já estão no Brasil, e duas chegam hoje (12): Peru e Japão. As equipes do Paraguai e do Uruguai chegam amanhã (13).

Fachada do Estádio do Morumbi, na zona oeste de São Paulo.
Estádio do Morumbi, palco da cerimônia de abertura da Copa América 2019 – Rovena Rosa/Agência Brasil

Os portões do Morumbi serão abertos quatro horas antes do início do jogo entre Brasil e Bolívia, marcado para as 21h30. A dica é que as pessoas usem o transporte público e cheguem cedo ao estádio, já que será proibido circular de carro dentro da área de segurança estabelecida ao redor de cada um dos estádios.

Ingressos

O diretor-geral do Comitê Organizador Local, Segundo Agberto Guimarães, informou que torcedores de mais de 117 países adquiriram ingressos para a Copa América no Brasil. Segundo Guimarães, té este momento, mais de 65% dos ingressos foram vendidos, mas a expectativa é de aumento do volume de vendas com o início da competição.

Greve geral

Quanto à greve geral, convocada para esta sexta-feira, dia de abertura da Copa América, Agberto Guimarães, informou que a organização do evento acompanhará de a possível paralisação. “O que posso dizer é que nossas áreas de operação e segurança têm trabalhado em parceria com as instituições governamentais. As ações que devem ser tomadas, devem ser tomadas pelos entes públicos. Não temos autoridade para impedir nada disso. Vamos acompanhar de perto, em parceria. E esperar que tudo aconteça de forma pacífica, sem nenhum problema.”

Competição

A 46ª Copa América, que reúne 12 seleções, será disputada em cinco cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O Brasil está no Grupo A e enfrentará as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, da Colômbia, do Paraguai e do Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, o Equador, o Chile e o Japão.

O atual campeão é o Chile. O Brasil obteve seu último título na Copa América em 2007, na Agentina.

Mascote

A mascote da competição é uma capivara, Zizito, cujo nome recebeu 65% dos votos em uma consulta nas redes sociais. A outra opção de nome, Capibi, ficou com 35% da preferência dos internautas.

Nesta quarta-feira, os artistas Léo Santana e Karol G, que interpretarão a música-tema da Copa América na cerimônia de abertura, e o ex-lateral da Seleção Brasileira Cafu, posaram no Morumbi, com a mascote, cujo nome homenageia o maior artilheiro da história da competição, Zizinho, que fez 17 gols e divide a liderança com o argentino Norberto Méndez.

Edição: Nádia Franco
Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil
Comentários Facebook

Esportes

Cidades-sedes dos Jogos Escolares 2020 serão debatidas em encontro de gestores

Publicado

Nos dias 05 e 06 de dezembro, o 1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso vai proporcionar o compartilhamento de experiências e propostas entre os municípios do Estado. O evento busca fomentar as práticas esportivas e de lazer e discutirá ações, como o plano estadual do setor e a definição de cidades-sedes para os Jogos Escolares 2020.

Para a elaboração do Plano Estadual de Esporte e Lazer que será apresentado no evento, a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu consulta pública para receber contribuições e sugestões. O Plano e o formulário estão disponíveis na plataforma de participação social: colab.esportes.mt.gov.br.

Já na definição de sedes dos Jogos Escolares, a Secel faz um chamamento para que os municípios avaliem a possibilidade e interesse antes do Encontro de Gestores.

“Durante o Encontro vamos explicar melhor sobre o regulamento e caderno de encargos dos Jogos Escolares. Mas é muito importante que os municípios interessados em sediar a competição se manifestem antecipadamente ou no decorrer da reunião. Ali poderemos resolver, junto com os demais gestores municipais, dúvidas e sugestões que aparecerem”, explica o superintendente de desporto escolar da Secel, Marcelo Sérgio da Cruz.

A edição 2020 dos Jogos Escolares será realizada em 10 municípios na fase regional, e em mais três outros, nas etapas estaduais, com programação que vai de maio a setembro. Maior evento esportivo escolar do Estado, a competição fomenta a prática de esportes nas escolas e possibilita o intercâmbio sociocultural entre alunos atletas do Estado.

A manifestação de interesse em sediar uma das etapas da competição escolar deve ser feita pelo município por ofício assinado pelo prefeito até o dia 15 de dezembro. Para agilizar o processo, o ofício deve ser enviado também ao e-mail desportoescolar@secel.mt.gov.br ou apresentado diretamente no Encontro de Gestores Municipais de Esporte e Lazer.

“Como o próximo ano é eleitoral, precisamos celebrar os termos de cooperação entre o Estado e os municípios-sedes antes do período vedado pela lei. Por isso o ideal é conseguir definir tudo isso ainda na reunião de gestores”, esclarece Marcelo.

Com discussão de políticas públicas nas três manifestações do esporte (educacional, participativo e de rendimento), o Encontro de Gestores almeja ampliar a efetivação de políticas públicas de esporte e lazer em todos os municípios mato-grossenses. A programação conta ainda com apresentação das diretrizes e projetos na área da esporte e lazer do Estado, mesa redonda, debates e palestra com Marcelo Ferreira Miranda, presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Serviço

1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso

Data: 05 e 06 de dezembro de 2019

Local: auditório da Arena Pantanal, Cuiabá/MT

Programação

05 de dezembro
7h30: Credenciamento
8h: Abertura
8h30: Apresentação de diretrizes de esporte e lazer do Estado, com Allan Kardec
10h: Palestra “Ações implementadas a partir do plano estadual de esporte e lazer de Mato Grosso do Sul”, com Prof. Me. Marcelo Ferreira Miranda
Intervalo para almoço
14h: Apresentação do Plano Estadual de Esporte e Lazer
16h30: Mesa Redonda – Ações e perspectivas de Esporte e Lazer

06 de dezembro
8h: Balanço das ações de Desporto Escolar
9h: Jogos Escolares 2020 – calendário
10h15: Jogos Escolares 2020 – abertura para inscrição das cidades-sedes e Sistema online de inscrição de atletas
Intervalo para almoço
14h: Jogos Escolares 2020 – caderno de encargos
15h45: Jogos Escolares 2020 – regulamentos Geral e Específico
17h: Encerramento

Assessoria de Comunicação 
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Olimpíadas do Sistema Penitenciário promovem integração das forças de segurança

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por intermédio da Adjunta de Administração Penitenciária, promove a primeira edição das Olimpíadas do Sistema Penitenciário, que promoverão a integração entre as forças de Segurança Pública. As inscrições foram abertas no dia 23 de outubro e irão até 08 de novembro, às 17h. A abertura dos jogos será no dia 26 de novembro e o encerramento e premiação no dia 1º de dezembro.

A iniciativa conta com a parceria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado. Serão convidados servidores das unidades desconcentradas da Sesp: Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Sistema Socioeducativo, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros Militares (CBM-MT) e Fundação Nova Chance.

A expectativa é que participem mais de mil pessoas, distribuídas em 18 modalidades esportivas. “Contamos com a participação de todos para engrandecer cada vez mais o esporte no âmbito da Segurança Pública de Mato Grosso e para incentivar atitudes benéficas, que acompanharão os servidores participantes em seus horários de lazer, atribuindo-lhes rotinas saudáveis”, afirma o educador físico do Sistema Penitenciário, Fábio Pires.

As Olímpiadas serão realizadas em parceria com o Sesc Balneário (Av. Dr. Meirelles), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e 44º Batalhão de Infantaria Motorizado de Cuiabá.

“Convidamos todos a deixarem as desculpas de lado, montarem suas equipes e a desafiarem-se a competir com lealdade, probidade e vontade, atributos esse que não são exclusivos do esporte e sim de um trabalho e vida digna”, acrescenta Fábio Pires.

O edital e o regulamento estão disponíveis no site da Sesp-MT, e as inscrições podem ser realizadas aqui, por meio do preenchimento de fichas de modalidades disponíveis. Após preenchidas, deverão ser encaminhadas para o e-mail escolapenitenciaria@sejudh.mt.gov.br.

(Sob supervisão da jornalista Nara Assis)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana