Destaque

Rede pede que Pazuello seja afastado do Ministério por ‘equívocos de logística’

Published

on

Assessoria GD

A Rede Sustentabilidade entregou na última quarta (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de afastamento imediato de Eduardo Pazuello da pasta da Saúde. O documento argumenta que o ministro cometeu ‘diversos equívocos, incluídos os de logística, na condução das atividades ministeriais durante a pandemia do Coronavírus‘.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) justificou à época de sua nomeação ao cargo devido à experiência de Pazuello em estratégia de logística. No entanto, há sete meses à frente da pasta, o ministro cometeu erros considerados graves por especialistas da saúde como o represamento de testes, a lentidão no processo de compra e distribuição de vacinas e, nos últimos dias, o desabastecimento de cilindros de oxigênio no Estado do Amazonas.

O partido também solicitou que o governo federal construa um planejamento de distribuição de oxigênio para as unidades de atendimento médico do País, tendo como foco o Amazonas, que vive um colapso relacionado ao desabastecimento do insumo. Sustenta-se no pedido que sejam enviados cilindros de oxigênio aos estados do Norte, que por ventura tenham perspectiva de escassez do item de atendimento de saúde nos próximos 30 dias. A Rede exige que o planejamento seja apresentado em 24h e solicita que sejam expostas a real situação dos estoques de oxigênio no País. A petição já foi encaminhada para o ministro Ricardo Lewandowski e o STF já acusou o seu recebimento.

Leia mais:   Escola Dom Galibert será sede do Escritório Social de Cáceres

A legenda compara o atual colapso no atendimento aos pacientes com covid-19 no Amazonas à ‘tortura e ao tratamento desumano e degradante‘. Ela sustenta que a inação observada na gestão da crise de saúde é inconstitucional e desrespeita os Direitos Humanos. ‘Não há questões logísticas ou dificuldades operacionais que justifiquem essa omissão das autoridades, principalmente federais, que sabiam da iminente falta de oxigênio, mas nada fizeram‘.

Neste mês de janeiro, o partido já havia entrado com outra petição que requeria da Anvisa a aprovação do uso emergencial da CoronaVac no País. O partido também pressionou o governo acerca da disponibilidade de seringa e agulhas para a campanha de vacinação e solicitou no STF, que fossem informadas qual era o tamanho da reserva desses materiais no SUS.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Carrapato – Empresa atribui a UPA responsabilidade pelo aparecimento do parasita na marmita do enfermeiro

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Nutricionista e responsável técnica da Cozinha Comunitária, de Cáceres, Angélica Villerá Ruza, em Nota de Esclarecimento, enviada na manhã desta quinta-feira (18/05), ao site Expressão Notícias, atribui possível responsabilidade pelo caso do carrapato, encontrado no fundo de uma marmita, durante refeição servida a uma técnica de enfermagem, na última segunda-feira (15/04), a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“A refeição passa na mão de vários colaboradores, processo rigoroso de fabricação, realizamos todo o controle de segurança é impossível um inseto estar dentro da refeição daquela maneira, análise feita pela foto que nos foi apresentada, o inseto estava integro” diz Angélica.

E, acrescenta: “se o inseto esteve no fundo da marmita como nos foi relatado, ele estaria muito provavelmente cozido, pois as marmitas seguem acima de 60° Celsius, esse inseto estaria cozido devido à alta
temperatura. A caixa térmica onde ficam acondicionadas as marmitas após a entrega são de propriedade e responsabilidade do órgão recebedor (UPA). E, foi observado pelo entregador, que haviam insetos, restos de comida entre outras coisas estranhas, sendo que a higienização da mesma é de responsabilidade do órgão recebedor”.

Abaixo a íntegra do esclarecimento da empresa.

Cáceres, 18 de abril de 2024
Nota de Esclarecimento

O Restaurante Cozinha Comunitária Mistura do Sabor vem, por meio desta esclarecer pelo inconveniente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento na data de 15 de abril de 2024, onde a colaboradora encontrou um inseto no fundo da marmita fornecida no almoço do dia em questão. Nossa Unidade de Alimentação e Nutrição, conta com profissionais devidamente treinados e capacitados para garantir a qualidade Higiênico Sanitária dos alimentos servidos pela nossa empresa.

Leia mais:   Mutirão de Cidadania no residencial Jardim Aeroporto foi um sucesso de participação e público

Seguimos todas as normas da ANVISA no que diz respeito a produção de alimento seguro, todos os colaboradores receberam treinamento de Boas Praticas de Fabricação, respeitando a RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004.  Nossa Unidade conta com Procedimento Operacional Padronizado (POPs), que se inicia desde o recebimento, seleção, pré preparo, preparo e segue até o produto final, e seguimos à risca o Manual de Boas Práticas, garantindo
assim um produto final de qualidade e principalmente seguro.

Nossa Unidade recebeu na data de 07/02/2024 a visita da equipe de Vigilância Sanitária do município, que vistoriou as instalações da Cozinha, apresentamos toda a documentação (dedetização, controle de potabilidade de
água, entre outros), foi constatando as adequadas condições higiênicosanitárias e boas práticas na manipulação de alimentos, recebemos desta forma a Licença Sanitária para atuarmos.

Sobre o ocorrido, o cardápio do dia foi: arroz branco, feijão carioca, polenta, carne ao molho salada de repolho com cenoura, inclusive temos registro da refeição servida para comprovar. A refeição passa na mão de vários colaboradores, processo rigoroso de fabricação, realizamos todo o controle de segurança é impossível um inseto estar dentro da refeição daquela maneira, análise feita pela foto que nos foi apresentada, o inseto
estava integro.

Leia mais:   CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária

Gostaria de ressaltar que se o inseto esteve no fundo da marmita como nos foi relatado, ele estaria muito provavelmente cozido, pois as marmitas seguem acima de 60° Celsius, esse inseto estaria cozido devido à alta
temperatura. A caixa térmica onde ficam acondicionadas as marmitas após a entrega são de propriedade e responsabilidade do órgão recebedor (UPA).

Foi observado pelo entregador, que haviam insetos, restos de comida entre outras coisas estranhas, sendo que a higienização da mesma é de responsabilidade do órgão recebedor. Temos registros para comprovar. A mesma deveria estar limpa e higienizada, é um fator que se deve ser levado em consideração, a Mistura do Sabor não tem a responsabilidade dessa higienização, a caixa deveria estar limpa e higienizada.

Ressalvo o comprometimento da empresa Mistura do Sabor e reforçamos o nosso compromisso em servir com Segurança e Qualidade todos os nossos produtos. Vamos intensificar todos os nossos processos, para sempre garantir o alimento seguro para todos os nossos usuários. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Angélica Villerá S. Ruza
Nutricionista e Responsável Técnica CRN1-6299

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

PM realiza formatura de 509 alunos do 32º Curso de Formação de Soldados nesta quinta-feira (18)

Published

on

Solenidade também forma cinco oficiais médicos e promove 295 policiais militares
Hallef Oliveira | PMMT

SECOM-MT

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (18.04), a formatura dos 509 alunos da 32ª Turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da instituição. A solenidade contará com a presença do governador Mauro Mendes e acontece a partir das 19h, no Parque de Exposições de Cuiabá.

A cerimônia marca a conclusão da formação dos alunos soldados, aprovados no concurso da Segurança Pública do Governo do Estado. No curso, iniciado em julho do ano passado, os alunos passaram por conhecimentos teóricos e práticas sobre a carreira militar. Com a formatura, os novos soldados irão reforçar o policiamento nas cidades do interior do Estado.

Na solenidade, ainda será realizada a formatura da turma do Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde (CAOS), com cinco alunos também aprovados pelo concurso. Os novos oficiais médicos finalizam a formação e serão graduados ao posto de segundo-tenente.

Promoção de militares

A cerimônia também marca a promoção de 295 policiais militares a novos postos dentro da corporação. Entre os oficiais, além dos novos oficiais médicos, também serão promovidos 30 policiais ao posto de capitão e oito militares para o posto de tenentes-coroneis.

Leia mais:   CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária

Já entre os praças, 43 militares passam a função de subtenentes, enquanto 134 policiais assumem o posto de primeiro-sargento, 77 assumem como segundo-sargento e quatro como terceiro-sargento, além disso, dois militares são promovidos a cabo.

A solenidade realizada nesta quinta-feira (18) é alusiva ao dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, considerado o patrono das polícias militares em todo o país.

Serviço | Formatura do 32º Curso de Formação de Soldados e promoção de policiais militares

Data: 18/04 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – Av. Manoel José de Arruda (Beira Rio), bairro Porto, Cuiabá-MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana