conecte-se conosco


Cáceres e Região

1,2 MILHÃO DE DOSES Mauro admite que chegada de vacinas pode atrasar por falta de liberação da Anvisa

Publicado

Gazeta Digital

O governador Mauro Mendes (DEM) admitiu que a chegada de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik V a Mato Grosso pode ser prejudicada por falta de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em vídeo divulgado na tarde desta terça-feira (06), o gestor pediu ajuda da instituição para viabilizar a vinda dos imunizantes.

O contrato de compra das doses foi assinado em março, com previsão de chegada das vacinas para abril. Porém, pelo fato de a Anvisa ainda não ter recebido toda a documentação necessária, o uso do imunizante segue desautorizado no Brasil.

No vídeo divulgado pelo governo, Mendes pede ajuda da Anvisa e diz que assinou o contrato de compra dos imunizantes após ver na mídia internacional que 50 países estão utilizando a vacina.

“Por favor, nos ajudem. O que precisamos fazer? Se erramos, se falta alguma coisa, nos diga o que falta fazer, nós precisamos é disso neste momento. É saber objetivamente o que precisamos fazer para colocar mais essas doses aqui no nosso país”, disse.

Leia mais:   Alegando motivos de ordem pessoal, secretário de Saúde deixa administração no auge da pandemia

Conforme anunciado pelo governador, o Estado comprou as vacinas e repassará os imunizantes ao Programa Nacional de Imunização (PNI) caso a União arque com os custos da operação.

No Jornal da CBN Cuiabá, nesta manhã, o governador foi questionado sobre a possibilidade de o prazo inicialmente estabelecido para a chegada dos imunizantes ser alterado. Em resposta, Mendes admitiu que pode haver mudanças no calendário dependendo da liberação da Agência.

“Pode atrapalhar sim. Esse contrato, essa compra de 1,2 milhão, foi realizada através de uma articulação dos estados do Nordeste e estados da região Norte. Estados do consórcio do Nordeste, da Amazonia Legal, que Mato Grosso faz parte”, afirmou.

“Hoje, vai ter reunião de 11 governadores com Anvisa, para tratar exatamente dos procedimentos burocráticos para liberação dessa autorização emergencial para vacina entrar Brasil”, acrescentou.

No dia 31 de março, data em que a compra foi anunciada, o governador afirmou que o custo unitário das doses será de U$ 9.95, o que equivale a mais de U$ 11 milhões. O chefe do Executivo estadual disse também que o preço é mais barato do que o valor praticado pelo Instituto Butantan.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Governo do Estado libera consumo de bebidas em bares, restaurantes e lanchonetes

Publicado

Por Lucas Rodrigues/Secom

O Governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas contra o avanço da covid-19 no estado. As novas regras foram assinadas nesta sexta-feira (16.04) pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, e passam a valer imediatamente.

Entre as principais mudanças, está o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passa a ser das 5h às 22h, de segunda a sábado. Anteriormente, era permitido das 5h às 20h.

Nos domingos, fica mantido o horário de 5h às 12h, com exceção dos restaurantes, inclusive os de shopping centers, que poderão funcionar até 15h.

Outra alteração é em relação ao funcionamento de restaurantes e similares nas modalidades take-away (pegue e leve) e drive-thru, que poderá funcionar até 22h45. A regra anterior permitia até 20h45. Os serviços de delivery continuam autorizados a funcionar até 23h59.

Já o toque de recolher passa a valer a partir das 23h, e não mais após às 21h. Também passa a ser permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, desde que restrito aos clientes sentados à mesa e respeitados os limites de capacidade e horário.

Leia mais:   Pegou covid ? Faça o teste para saber como está sua imunidade no Laboratório São Matheus

Todas essas medidas terão que ser aplicadas em todo o estado, mesmo se a classificação de risco do município indicar normas mais brandas. As restrições terão validade enquanto a taxa estadual de ocupação de UTIs for superior a 85%.

Já as demais restrições serão recomendadas aos municípios com base na tabela de classificação de risco, em sintonia com as normas gerais.

As forças de Segurança irão atuar de forma a impedir qualquer tipo de aglomeração em todas as regiões.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Em Cáceres interinos assumem Agricultura, Educação e Saúde

Publicado

Assessoria

A prefeita Eliene Liberato Dias e o vice-prefeito Dr. Odenílson, deram posse a três novos secretários no final da tarde de sexta feira, (16), no Gabinete da Prefeitura Municipal de Cáceres. Na Pasta da Educação, em substituição a Laurenir Ramos Cebalho Ribeiro, assumiu Liamara Rodrigues da Silva.

A nova secretária é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino, atuou como diretora na Escola Municipal de Educação Infantil “Madre Maria Estevão”, no período de 2017 a 2019, onde estava lotada. Por 30 dias, a contar de 14/04, estará em substituição à Laurenir, que se encontra de férias.

Na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em substituição a Corgésio Albuquerque, tomou posse Vilson Sato. Pecuarista e Assessor Parlamentar do Deputado Dr. Leonardo Albuquerque. A Enfermeira Elis Fernanda de Melo Silva, assume a Secretaria de Saúde interinamente, na vaga deixada pelo Dr. Sérgio Arruda. Elis é graduada em Enfermagem, com Pós Gestão Pública.

A prefeita disse que trocas são necessárias, agradeceu a colaboração dos antigos gestores das pastas e desejou um bom trabalho aos novos empossados.

Leia mais:   Sete homens são presos em tentativa de furto à agência bancaria em Barra do Bugres

“Ao cumprimentá-los e desejar as boas vindas, gostaríamos de dizer que foram escolhidos pela gestão, em função do excelente trabalho desenvolvidos no decorrer de suas vidas profissionais. Muitas vezes a oportunidade é dada apenas uma vez, e temos que nos esforçar ao máximo para segurá-la. Depositamos toda nossa confiança em vocês, que estarão ocupando talvez a três pastas mais importantes da nossa administração. Teremos sim muitos embates, porém com a união de todos, superaremos os obstáculos que aparecerem. Desejamos muito equilíbrio, garra, determinação, além da busca constante por resultados e alcance de metas. Por último, solicitamos que sempre considerem o lado humano em suas ações, além da honestidade e transparência com a coisa pública”, finalizou.

O vice prefeito Dr. Odenílson, que desejou boas vindas aos novos empossados, reforçou o fato de terem sido escolhidos, e destacou que deveriam se sentir orgulhosos de pertencer a uma Gestão que tem como Plano de Metas, trabalhar para dar o melhor para o povo de Cáceres, que a escolheu para traçar os destinos do município nos próximos quatro anos.

Leia mais:   Alegando motivos de ordem pessoal, secretário de Saúde deixa administração no auge da pandemia

Os decretos de nomeação das Secretárias de Saúde e Educação, serão publicados no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, na edição do dia 19/04/2021. O Decreto de Vilson Sato foi publicado no dia

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana